Controle das bombas

Alagamento no Túnel da Abolição foi provocado por vandalismo, diz secretaria

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 28/05/2015 às 10:02
Leitura:

Caixa que controla bombas não tem nenhuma proteção  / Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito

Caixa que controla bombas não tem nenhuma proteção Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito

Botão que controla bombas teria sido quebrado

Botão que controla bombas teria sido quebradoFoto: Amanda Miranda/JC Trânsito

O alagamento do Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, na manhã desta quinta-feira (28) após chuvas na madrugada, foi provocado por ação de vandalismo na caixa que controla as duas bombas de sucção. A informação foi dada pelo gerente de Obras da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel.

Segundo ele, durante a noite, alguém foi ao local, desligou as bombas de sucção e quebrou a chave. Com isso, a água parou de ser puxada e o túnel inundou. Questionado, o gerente respondeu que não lembrava se no projeto da obra previa proteção do equipamento: "Contamos com a sorte."

De acordo com Gurgel, essa foi a primeira ação de vandalismo no túnel afora as pichações - segundo ele, já esperadas. O equipamento foi inaugurado há pouco mais de um mês, ainda inacabado e cheio de infiltrações.

A secretaria afirmou que um portão provisório deve ser providenciado esta tarde, provavelmente de madeira, para tentar proteger o sistema de acionamento das bombas, bem como as válvulas, que também são expostas. Segue sem prazo a instalação de grades de ferro.

A Secretaria das Cidades informou que não acionou a polícia, já que quem deve fazer isso é a construtora responsável pela obra, a Mendes Júnior, pois o contrato ainda tem validade até o fim deste mês.

Por volta das 8h, as bombas foram religadas e o liberado o tráfego no local, que havia sido bloqueado no início da manhã para carros e motos, devido ao acúmulo de água.

Além do problema de inundação, a reportagem registrou ainda que o túnel continua minando água. O representante da secretaria respondeu que o problema está sendo analisado por equipes que "apresentarão solução em breve".

Mesmo após ser inaugurado, túnel continua minando água. Válvulas são expostas e podem ser facilmente depredadas

Mesmo após ser inaugurado, túnel continua minando água. Válvulas são expostas e podem ser facilmente depredadasFoto: Amanda Miranda/JC Trânsito

Gurgel, no entanto, garantiu que não há risco de danos à estrutura e que uma ação seria mais por questão de "conforto e estética". O problema, segundo Gurgel, esteve presente durante toda a obra, tendo sido um dificultador para a conclusão.

Outras obras previstas, como o elevador e a reforma na praça na Rua Benfica, só poderão ser iniciadas após realização de nova licitação do corredor Leste-Oeste, o que não tem previsão para acontecer. O contrato com o consórcio termina este mês e não será renovado, pois a Mendes Júnior, envolvida nas investigações da Operação Lava-Jato, passa por dificuldades financeiros e para concluir a obra.

A promessa da secretaria é que, se as bombas continuarem em funcionamento, o túnel não deve voltar a alagar.

Mais lidas