Chuva

Após madrugada de chuva, Túnel da Abolição amanhece alagado

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 28/05/2015 às 7:03
Leitura:

Apenas ônibus e caminhões podiam passar pelo túnel / Foto: Monitoramento CTTU

Apenas ônibus e caminhões podiam passar pelo túnel Foto: Monitoramento CTTU

Aberto ao tráfego há pouco mais de um mês ainda inacabado, o Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, na Zona Oeste, não passou em um dos primeiros testes. Após uma madrugada de chuva, a via amanheceu alagada nesta quinta-feira (28).

Por causa da inundação, o tráfego de carros e motos foi bloqueado no início da manhã e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) permitiu apenas a passagem de veículos grandes, como ônibus. O trânsito foi liberado por volta das 8h50.

Os motoristas devem seguir pela Avenida Caxangá, seja pela lateral do túnel ou pela Rua José Osório. Para fazer o retorno, devem entrar à direita na Rua Eliseu Cavalcanti e a próxima à direita na Rua Professor Estevão Francisco da Costa, a do Hospital Getúlio Vargas.

OBRA - O túnel foi liberado com um ano e quatro meses de atraso. A sua ordem de construção foi assinada em 2013, com previsão de entrega para janeiro de 2014. A obra teve o investimento de R$ 16 milhões.

A água ainda minava das paredes do túnel, ao ponto de um lodo se formar ao redor. Na abertura, o secretário executivo de Mobilidade, Marcelo Bruto, garantiu que o equipamento suportaria chuvas e possíveis alagamentos. Um mês depois, as infiltrações continuavam.

No ano passado, quando as cobranças pela conclusão da obra tornaram-se mais frequentes, a desculpa da Secretaria das Cidades era de que o projeto inicial não previa um lençol freático tão alto e soluções estavam sendo buscadas.

Mais lidas