Punição

Turista é multada por segurar tubarão em Noronha, mas não deixará a ilha

Cássio Oliveira
Cássio Oliveira
Publicado em 07/02/2017 às 8:12
Leitura:

Turista foi mordida após pegar tubarão na Praia do Sueste  / Foto: Reprodução

Turista foi mordida após pegar tubarão na Praia do Sueste Foto: Reprodução

A turista paraibana que levou uma mordida na mão de um filhote de tubarão-limão, na Praia do Sueste, localizada no Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, será multada pela administração local. A informação foi confirmada, na manhã desta terça-feira (7), pelo gestor do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) em Noronha, Felipe Cruz Mendonça.

Ainda assim, a turista não será presa, nem mesmo expulsa do Arquipélago. Segundo o ICMBio, ela compareceu nesta terça ao Instituto, onde será autuada, junto ao Ministério Público, por 'molestamento de animal em uma área de preservação', que é crime ambiental. A mulher também receberá uma orientação sobre os perigos de entrar em contato com animais silvestres.

O valor da multa não foi informado, mas, pela lei, crimes ambientais podem ser punidos com aplicação de advertências ou multas. No ano de 2014, um turista de São Paulo também pegou um tubarão com a mão e foi multado em R$ 5 mil pelo Instituto Chico Mendes. Após ser multada, a turista ainda poderá recorrer na Justiça.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Ilha, a mulher levou quatro pontos após ser levada ao Hospital São Lucas.

Veja vídeo em que turista é mordida pelo tubarão:

Ao NE10, o engenheiro de pesca Leo Veras, fundador do Museu do Tubarão de Fernando de Noronha, explicou que não foi um ataque. "Ela pegou o animal para tirar uma foto e esse tipo de manipulação é muito arriscado. Pegou pelo rabo do bicho que, para tentar se defender, mordeu”, afirmou.

Ainda segundo o especialista, a espécie é bastante comum na região, principalmente neste período. “Ele frequenta a região costeira, principalmente os menores”, comenta. O caso serve de alerta para os turistas que frequentam Noronha e não devem mexer com os animais marinhos. “Não devem pegar, perseguir nem alimentar”, diz Leo.

O Sueste integra o Parque Nacional Marinho. “Inclusive há uma placa na entrada da praia que alerta sobre a proibição de pegar nos animais”, diz Leo Veras.

Tubarões em Noronha

Em Fernando de Noronha, o caso mais recente de incidente com tubarão aconteceu em dezembro de 2016, quando um turista de São Paulo foi mordido enquanto estava na Praia do Leão. Porém ele não teve lesões graves. O ataque mais grave ocorreu um ano antes, em Sueste, quando um turista paraense perdeu o antebraço após ser mordido enquanto prativava um mergulho de apneia.

Mais lidas