TOP 5

Reviravolta no caso de Camila Mirelle é o assunto mais comentado nesta semana

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 27/11/2015 às 19:52
Leitura:

Jovem morreu ao cair do ônibus em movimento que fazia a linha Barro/Macaxeira / Foto: reprodução

Jovem morreu ao cair do ônibus em movimento que fazia a linha Barro/Macaxeira Foto: reprodução

 

O caso de Camila Mirelle, a estudante de 18 anos que morreu ao cair do ônibus em movimento que fazia a linha Barro/Macaxeira, em maio deste ano, na Zona Oeste do Recife, recebe reviravolta. O acidente de Camila causou revolta entre os passageiros e estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que, na época, realizaram vários protestos pedindo aceleração do julgamento e melhorias no transporte público. Agora, com a reviravolta - e denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) -, o caso foi o mais comentado nas redes sociais do JC Trânsito.

O MPPE dividiu a responsabilidade do crime entre os operadores e, principalmente, os gestores do sistema, ou seja, o Governo de Pernambuco. Um funcionário do Grande Recife Consórcio de Transporte e dois da Empresa Metropolitana, que operavam a linha, foram denunciados à justiça por negligência, totalizando quatro denunciados. Todavia todos foram denunciados por homicídio culposo (sem intenção), mantendo a linha do delegado Newson Motta, responsável pelo caso.

Desde a conclusão do caso, era prevista essa reviravolta. Apesar da certeza do delegado responsável pelo inquérito, a perícia criminal deixou claro que a responsabilidade deveria ser dividida com outros atores além do motorista do ônibus. 

No caso semelhante, do estudante Harlynton Lima dos Santos, 20 anos, também morto ao cair de um ônibus em junho, dessa vez da Empresa Vera Cruz, no Terminal de Santa Rita, área central do Recife, o MPPE seguiu o entendimento da Polícia Civil e denunciou os dois indiciados no inquérito policial por homicídio doloso (quando a pessoa não quer matar, mas assume atitudes que colaboram).

Mais uma vez a polêmica da porta do meio está entre o Top 5. Após restrição do uso da porta, os motoristas agora devem usar a entrada central fora dos terminais. Mas a norma não tem sido cumprida. O Grande Recife Consórcio de Transporte iniciou, nessa terça-feira (24), a fiscalização para notificar e punir as operadoras, mas alerta aos passageiros que eles devem denunciar os casos em que o embarque e o desembarque forem negados e que o coletivo estiver lotado - o bom senso deve ser adotado e a porta não precisa ser usada quando estiver vazio.

O principal canal para informar a irregularidade ao Consórcio é pelo telefone 0800.081.0158. É essencial informar a linha do ônibus, o número de ordem do veículo (que está na lateral), além do local, da data e da hora. A ligação é gratuita e pode ser feita diariamente, das 7h às 19h, mas só funciona de telefones fixos.

 

 

A linha do Barro/Macaxeira é conhecida por sua superlotação e agora recebeu um meme que foi viralizado diversas vezes na internet. A sátira foi feita por cinco músicos recifenses.

O grupo, autodenominado Sem futuro, começou a pensar o clipe há dois anos, mas a agenda não batia e só este mês foi publicado nas redes sociais - agora, tem milhares de visualizações no Facebook e no Youtube.

 

                              

 

Um problema no sistema elétrico na linha Centro do Metrô deu o que falar nas redes sociais, na última segunda-feira (23). Um vídeo com vários passageiros caminhando pelos trilhos recebeu centenas de visualizações no Facebook. Posteriormente, o problema foi resolvido. Falhas no metrô do Recife deixaram a população sem transporte 30 vezes só este ano.

 

 

 

Passageiros andam pelos trilhos do metrô do após o sistema ficar parado por causa de uma queda de energia na linha...

Posted by JC Trânsito on Segunda, 23 de novembro de 2015

O bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife,  terá dois novos binários a partir deste sábado (28). O tráfego nas avenidas Engenho Muribara e Engenho Serra Verde, além da São Francisco e da Engenho Muribeca, que são hoje são mão dupla, passarão a compor dois binários, anunciados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

O estacionamento será proibido nas duas vias. Não será permitido estacionar nas avenidas Engenho Cana Brava e Engenho Barra do Norte e Rua Engenho Babilônia.

Mais lidas