Perigo

Moradores do Cabo espalham cartazes para alertar sobre aumento da violência

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 06/04/2016 às 15:16
Leitura:

Estudantes fizeram protesto na cidade  / Foto: cortesia

Estudantes fizeram protesto na cidade Foto: cortesia

As pessoas que circularem pelo município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, irão encontrar adesivos colados em diversos pontos alertando para o risco de assalto. Nessa segunda-feira (4), um mutirão formado por jovens e adultos foi às ruas para se manifestar contra a insegurança. Cerca de 400 adesivos foram distribuídos e colados em muros e postes dos bairros de Santo Inácio e Vila Roca com a seguinte descrição: "Perigo, zona de assalto".

Cartazes alertam para zonas de perigo

Cartazes alertam para zonas de perigo Foto: cortesia

Comerciantes, intimidados, estão fechando os estabelecimentos ou fazendo atendimento aos clientes atrás de grades, como medida de precaução. Estudantes do município também têm sido vítimas frequentes da ação dos bandidos seja em frente às escolas ou no percurso até a unidade de ensino. 

Uma das vítimas dos assaltos, que não quis se identificar, deu o seguinte depoimento: "É grande o clima de insegurança que está ocorrendo no município, faço apelo para que órgãos públicos tomem providências para garantir a segurança na cidade. Os bairros de Santo Inácio e Garapu estão em estado de calamidade, os assaltos são contantes, independente do horário. É preciso haver uma ronda motorizada e postos policiais fixos nos bairros, do município", desabafou. 

Moradores colaram cartazes

Moradores colaram cartazes Foto: cortesia

Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado apontam que dobrou o número de assaltos a estabelecimentos comerciais e residências no Cabo de Santo Agostinho neste primeiro bimestre de 2016, comparado ao mesmo período do ano passado. No caso dos estabelecimentos, o aumento foi de 7 ocorrências em 2015 contra 15 este ano. Já as investidas às casas dos moradores passaram de 5 para 10 entre os meses de janeiro e fevereiro de 2015 e 2016. O número de transeuntes afetados pelo aumento da violência não foi divulgado.

Na noite da segunda-feira (4), dois criminosos que estavam realizando assaltos no Cabo foram presos em flagrante pelo Grupo Tático de Itinerante (GATI). Na ação foram apreendidos quatro aparelhos celulares e uma arma de brinquedo. 

OLINDA - Um grupo de moradores de Ouro Preto, em Olinda, também no Grande Recife, se mobilizou em 2015 da mesma forma. Cartazes foram colados nas ruas do bairro avisando aos transeuntes sobre o risco de assaltos. "Cuidado! Zona de assalto", avisava os cartazes espalhados nas localidades consideradas mais "críticas" na vizinhança. 

Mais lidas