Prevenção

Jaboatão inicia nesta segunda Semana de Combate à Sífilis

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 20/10/2014 às 17:10
Leitura:

Teve início nesta segunda-feira (20), a Semana de Combate à Sífilis, em Jaboatão dos Guararapes. Campanha foi iniciada após o aumento dos casos da Sífilis Congênita em todo o Estado, especialmente nas cidades da Região Metropolitana do Recife, divulgadas no início do mês.

A programação da semana, contará com palestras educativas e teste rápido para diagnóstico da sífilis e HIV, no Centro de Referência da Mulher, em Piedade. Os exames gratuitos serão voltados para as gestantes e os companheiros que forem realizar atendimento na unidade, no período da manhã, até esta quinta-feira (23) e nesta sexta-feira (24), a tarde.

É importante que todas as pessoas sexualmente ativas realizem o teste de sífilis, em especial as grávidas no terceiro semestre da gestação, pois a doença pode causar aborto, má formação do feto ou morte ao nascer. Os cuidados também se estende ao momento do parto para evitar mais sequelas ao bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.

A prevenção continua sendo o uso de preservativos nas relações sexuais e um pré-natal feito corretamente. A doença pode ser curada em qualquer estágio, com um tratamento simples por meio de antibióticos e gratuito nos posto de saúde. Em Jaboatão o tratamento está disponível no Centro de Referência da Mulher, Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres e no Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS. Até o final do ano, todas as unidades de saúde realizarão o teste rápido e o tratamento da sífilis.

Mais lidas