Discurso

Dilma sugere 'estoque de vento' e vira piada na internet

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 10/10/2015 às 15:46
Leitura:

Vídeo de Dilma durante discurso na ONU sobre energia sustentável inspira brincadeiras nas redes sociais / Foto: Fotos Públicas

Vídeo de Dilma durante discurso na ONU sobre energia sustentável inspira brincadeiras nas redes sociais Foto: Fotos Públicas

Depois do discurso que pregava a “saudação à mandioca” e a distinção entre “homens e mulheres sapiens” se espalhar nas redes sociais, outro trecho da fala da presidente Dilma Rousseff gerou repercussão na internet. No fim do mês passado, na ONU, Dilma sugeriu que era preciso criar uma tecnologia para “estocar vento”. O vídeo de um minuto com a exposição do ponto de vista da presidente foi compartilhado no Twitter e no Facebook, e agora virou motivo de piada.

Confira o vídeo:



"Até agora a energia hidrelétrica é a mais barata em termos do que ela dura da sua manutenção e também pelo fato da água ser gratuita, e da gente poder estocar. O vento podia ser isso também. Mas você não conseguiu ainda tecnologia para estocar vento. Então, se a contribuição dos outros países, vamos supor que seja desenvolver tecnologia que seja capaz de, na eólica, seja capaz de estocar, tenha uma forma de você estocar, porque o vento, ele é diferente em horas do dia. Então vamos supor que vente mais na hora da noite. Como é que eu faria para estocar isso?", indagou Dilma.

Defensores de Dilma chegaram a dizer que a presidente estava se referindo à possibilidade de estocar a energia produzida com o vento, mas ela não foi perdoada pelos internautas. Montagens com um saco de salgadinho e uma porção de pastel foram compartilhadas como a representação de uma grande invenção, uma tecnologia que permitiria o “estoque de vento”.

"Hoje, nós usamos as linhas de transmissão. Você joga (a energia) de lá pra cá, de lá pra lá, pra poder capturar isso (a energia). Mas se tiver uma tecnologia desenvolvida, todos nós nos beneficiaremos, o mundo inteiro", completou Dilma no discurso na ONU.

Imagens do boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido de presidiário, chamado por manifestantes de Pixuleco, também foram compartilhadas como uma invenção de dispositivo de estoque de vento. Fotografias de um homem com um ventilador enchendo sacolas plásticas de vento foram compartilhadas. No WhatsApp, circula vídeo no qual a tripulação do filme Star Trek (Jornada das Estrelas), na Enterprise, assiste, boquiaberta e com ar de incredulidade, ao discurso da presidente brasileira.

O site de humor “Sensacionalista”, que publica notícias fictícias, também entrou na onda. “Pioneiro: Brasil já estoca vento na cabeça de Dilma”, dizia a manchete do portal.

Em junho, durante os jogos indígenas, a presidente saudou a mandioca.

"Nós temos a mandioca, nós estamos comungando a mandioca com o milho. E certamente nós teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento da civilização humana ao longo do século. Então, estou saudando a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil".

Mais lidas