Alexandre Severo

Irmãos albinos relembram momentos ao lado de fotógrafo morto em acidente

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 14/08/2014 às 21:29
Leitura:

Irmãs Estefani e Ruth leem Jornal do Commercio com notícia da tragédia / Foto: Luiz Pessoa/NE10

Irmãs Estefani e Ruth leem Jornal do Commercio com notícia da tragédia Foto: Luiz Pessoa/NE10

Kauan, hoje aos 10 anos, não se esquece do fotógrafo que conheceu aos 5. Era Alexandre Severo, 36 anos, que faleceu nessa quarta-feira (13) em acidente aéreo que vitimou também o ex-governador Eduardo Campos (PSB) e mais cinco pessoas. O menino é um dos três irmãos albinos que nasceram de mãe negra e foram retratados com extrema sensibilidade por Severo em 2009. A reportagem iniciada por ele mudou a vida da família que morava na favela do V-9, em Olinda, no Grande Recife.

» ACOMPANHE EM TEMPO REAL A DESPEDIDA DE EDUARDO CAMPOS



O noticiário dessa quarta chamou a atenção de Kauan e dos cinco irmãos, acostumados a assistir filmes o dia inteiro pela grande televisão de LCD que ganhou de um programa após a veiculação do caderno especial do Jornal do Commercio, escrito pelo repórter João Valadares. Os meninos achavam que conheciam aquele Alexandre Severo. Mas só tiveram a certeza nesta quinta (13), no momento em que apareceu a premiada foto de Kauan com a irmã Ruth, hoje com 15 anos, uma prima e o gato da família, no primeiro clique feito pelo fotógrafo.

» SAIBA COMO AJUDAR OS IRMÃOS ALBINOS


Foto dos irmãos albinos destacou talento do fotógrafo para o mundo (Foto: Alexandre Severo/JC Imagem)

O primeiro encontro entre Severo e os meninos foi em uma pauta do dia a dia, a entrega de casas populares na comunidade onde moravam, com a presença de autoridades políticas. O fotógrafo fez o primeiro registro das crianças e, percebendo a reportagem que poderia ser originada dela, mostrou ao amigo e ao diretor de redação, Laurindo Ferreira. "Voltamos, descobrindo uma história linda. Isso prova o olhar sensível de Severo e como ele era um profissional muito diferente", relembra Valadares.

Severo venceu diversos concursos de fotojornalismo com o ensaio dos albinos

Severo venceu diversos concursos de fotojornalismo com o ensaio dos albinosFoto: Arquivo/JC Imagem

"Ele era muito legal. Nunca perdeu a paciência", lembra o menino que arranca queixas de Ruth por falar demais e não parar quieto, segundo ela. "Eu sou danado por vinte crianças", assume. Assim era com Severo. Assim foi nesta quinta. Há cinco anos não largava a câmera dele e abraçava o fotógrafo constantemente. Hoje, já esperava que a equipe fosse visitá-lo e pediu logo para ele mesmo tirar as fotos. "Quero ser fotógrafo", disse. Na semana que 'Alexandre', como ele chama, esteve na casa, o abraçava constantemente. "Kauan era maluco por ele", conta João Valadares.

Os três meninos que sentem a pele queimar ao ficar expostos à luz viviam confinados na pequena casa de tábuas, enquanto um irmão negro, João, 14, podia sair para brincar. Já sabiam que Rebeka, também de pele morena, hoje aos 6, poderia ao crescer.

Para ir à escola, Ruth e Estefani, esta com 13 hoje, vestiam casacos, bonés e passavam a quantidade de protetor solar que a mãe desempregada tivesse condições de comprar. "Gostava de ficar em casa porque lá era pequeno e fechado. O sol não batia. Era pequeno e não tinha como ele (o sol) me pegar", relata Estefani. "Agora tenho mais liberdade, mais amizades. Gosto de conversar e ver gente e só agora consigo fazer isso", conta Ruth.

Luiz Pessoa/NE10
Sem óculos, Kauan tem que chegar perto da tela para ver o que aparece no celular - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
"Na outra casa, parecia que a noite era dia e o dia era noite", diz Estefani, no canto direito da foto - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
Depois de conhecer Alexandre Severo, Kauan passou a amar tirar fotos - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
Quando pequeno, Kauan ouvia na escola ser um "branco vira-lata" - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
Ruth (centro) lê matéria do Caderno C desta quinta-feira sobre a trajetória de Alexandre Severo - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
Ruth conta que, nas conversas com Alexandre Severo, ele lhe aconselhou a estudar. É o que faz hoje - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
Aos 3 anos, Maria Alice é a irmã mais nova dos albinos - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
Kauan conta que Severo dizia ter muito amor pelo trabalho - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
"Minha vida virou um circo como o que eu vi aqui. Adorei!", diz Kauan sobre as reportagens - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
"Ele (Alexandre Severo) estava muito diferente nas fotos que passaram na televisão", diz Kauan - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
"Quem gosta de ficar em casa, não é?", questiona Ruth - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
Desde pequeno, Kauan é o mais agitado dos irmãos - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
Curioso, Kauan pediu para ver todas as anotações sobre o que ele e as irmãs diziam - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
Kauan segura jornal com foto da irmã Ruth tirada em 2009 por Alexandre Severo - Luiz Pessoa/NE10
Luiz Pessoa/NE10
Rebeka, do lado esquerdo, queria ter nascido branca como os irmãos - Luiz Pessoa/NE10

De lá para cá, a rotina mudou muito. A casa onde vivem, em Rio Doce, Olinda, foi doada por um programa de TV. Kauan lembra que as roupas com proteção contra raios solares vieram pelas mãos de Alexandre Severo. De acordo com João Valadares, após a publicação, os dois voltaram à casa muitas vezes e se preocuparam com a exposição das crianças.



Os três albinos saíram dos holofotes e ganharam uma irmã, Maria Alice, 3. Mas deixaram de chegar à casa as doações. Os tubos de protetor solar, que antes eram oito ao mês, diminuíram para três mensais, o que dura duas semanas, no máximo. Kauan perdeu os óculos e, não podendo comprar novos, teve que ler o jornal desta quinta a poucos centímetros do papel.

Com o salário mínimo que recebem de benefício para Estefani e os R$ 300 de pensão pagos pelo pai dos meninos, conseguem pagar apenas a conta de luz, de aproximadamente R$ 100. E se endividam para as outras despesas. A crítica já havia sido feita por João Valadares em 2012, na reportagem Reencontros, do JC. Nesta quinta, Rosemere fez um pedido: agradecer. Às ordens: "Quero agradecer às pessoas que doaram e a todo mundo que torceu. Quero dizer também que a gente está bem, graças a Deus."

Kauan tira fotos com o celular da irmã e sonha em ser fotógrafo

Kauan tira fotos com o celular da irmã e sonha em ser fotógrafoFoto: Luiz Pessoa/NE10



Apesar da dificuldade financeira da mulher que, sem qualificação, não consegue emprego, a realidade hoje é mais feliz. "Prefiro não pensar como seria se a gente não tivesse conhecido Alexandre. Do mesmo jeito (que na V-9), eu acho. Não sofro mais com o preconceito", disse Rosemere, mãe das crianças. Antes de ter os filhos retratados por Severo, via Kauan ser chamado de "branco vira-lata" e, nas ruas, questionavam se ela era a babá dos próprios filhos. "Quando a primeira (Ruth) nasceu, não acreditei que ela era a minha filha, pensei que tinha sido trocada na maternidade. Amei mesmo assim", conta, rindo. "Veio João, pretinho, e só percebi que eram meus quando nasceu a segunda (Estefani)", acrescenta.

"As pessoas, sobretudo elas, é o que importavam. A alma sempre presente, estampada em seus retratos. Não à toa enxergou os meninos albinos nascidos numa família negra na periferia de Olinda. Seu ensaio correu o mundo, pela delicadeza com que registrou as diferenças de pele e de cor que desafiavam a lógica do que é preto e do que é branco", disse a jornalista Ciara Carvalho no JC desta quinta-feira, em homenagem ao fotógrafo com quem trabalhou.

A família hoje só enxerga as diferenças de uma forma: Amor, como Rebeka é chamada, quer ser igual a Estefani, enquanto a albina quer ser negra. É a admiração que uns sentem pelos outros, tão bem retratadas cinco anos atrás pelo Alexandre que Kauan abraçou e conquistou. Ou foi o inverso? Pouco importa.

Mais lidas