Colômbia

Dilma chega a Bogotá para visita de Estado

Lorena Barros
Lorena Barros
Publicado em 09/10/2015 às 7:42
Leitura:

A presidente chegou ao país ainda na madrugada dessa sexta e não quis dar entrevistas / Foto: Arquivo / Agência Brasil

A presidente chegou ao país ainda na madrugada dessa sexta e não quis dar entrevistas Foto: Arquivo / Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff chegou agora pouco a Bogotá, capital da Colômbia. Nesta sexta-feira, ela realiza uma visita de Estado naquele país, onde vai assinar uma série de acordos comerciais - entre eles, um no setor automotivo com o objetivo de zerar tarifas.

A Colômbia tem se consolidado como a terceira maior economia da América do Sul. Contudo, nos últimos anos, o Brasil negligenciou seu relacionamento político e comercial com esse país.

A presidente chegou ao hotel onde se hospedará por volta da 1h30, pelo horário de Brasília. Ela não quis dar entrevista. Dilma estava acompanhada do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro Neto. Ele contou que será firmado um acordo de comércio no setor automotivo.

"Há um potencial extraordinário, pois existe complementaridade nas economias. Essa visita da presidente vai marcar um novo momento", disse. "Vamos celebrar um acordo na área automotiva e seguimos com uma agenda para trabalhar na área de serviços", completou o ministro.

Em princípio, a visita estava prevista para o começo da semana, mas uma série de problemas - sobretudo com o Congresso - obrigou a presidente a adiar o encontro. Isso resultou na definição de uma agenda pesada.

Segundo a programação divulgada até agora, logo cedo Dilma reúne-se com o grupo de empresários brasileiros no hotel ficará hospedada. Esses empresários participam de um fórum na Colômbia

Em seguida, Dilma vai se encontrar com a chanceler colombiana María Ángela Holguín. Depois será recebida no Palácio Nariño pelo presidente Juan Manuel Santos para a assinatura de atos de acordos bilaterais. À tarde, Dilma vai ao Congresso colombiano para uma reunião privada com os presidentes da Câmara e do Senado daquele país. Depois, ela visita a Corte Suprema. No fim do dia, ela encerra um fórum empresarial.

Mais lidas