CASA

Reparos domésticos feitos por mulheres, para mulheres

Lorena Aquino
Lorena Aquino
Publicado em 17/12/2018 às 11:57
Leitura:

Jaqueline Pinheiro abriu a Jaque Conserta para ajudar na autonomia das mulheres com relação a pequenos consertos em casa / Foto: Luiz Pessoa/JC360

Jaqueline Pinheiro abriu a Jaque Conserta para ajudar na autonomia das mulheres com relação a pequenos consertos em casa Foto: Luiz Pessoa/JC360

Desde pequena, a cineasta Jaqueline Pinheiro consertava o que visse pela frente. Quando viu uma caixa de ferramentas aberta pela primeira vez, foi imediato o instinto de pegar um item e sair procurando lugar para utilizá-lo. Hoje, ela tem uma empresa de reparos domésticos, um mercado que ainda associa este tipo de serviço a homens – o que Jaque luta para mudar cada vez mais.

Ela escolheu atender exclusivamente mulheres tanto para a segurança dela e das clientes, como para dar o exemplo de que não há mistério algum fazer pequenos consertos em casa. “A gente precisa de referências de mulheres fazendo todos os tipos de coisas, e fica muito mais fácil quando a gente tem essa referência. O objetivo do meu trabalho também é ajudar nos processos de autonomia delas”, afirma.

 

Jaque faz reparos elétricos, hidráulicos, pinturas de paredes, instalação de prateleiras, suportes e móveis, entre outros serviços. Ter mudado de casa muitas vezes ajudou-a a conseguir tanta experiência no assunto. “Sempre fui eu que fiz as coisas dentro de casa. Se eu não sabia, eu descobria como fazer”, pontua.

Mais lidas