SOLIDARIEDADE

Sentimento de responsabilidade social deve ser estimulado desde cedo

JC360
JC360
Publicado em 09/11/2018 às 18:46
Leitura:

 / Foto: Colégio GGE/ Divulgação

Foto: Colégio GGE/ Divulgação

Educar os jovens para que se tornem cidadãos preocupados com o bem-estar coletivo também é papel da escola. Além dos ensinamentos teóricos, fazer com que os estudantes vivenciem na prática atividades em prol do bem comum amplia o leque de experiências, traz novas visões de mundo e estimula os pequenos a se enxergarem como parte da sociedade, capazes de engajar mudanças reais.

E a busca por tais mudanças pode e deve andar lado a lado com o aprendizado das disciplinas convencionais, como matemática e ou português. Exemplo disso é a atividade que vem sendo desenvolvida por alunos do ensino fundamental do Colégio GGE, no Recife e em Caruaru. Os alunos com melhor desempenho no Dream Game – jogo que testa os conhecimentos adquiridos em sala de aula – tornaram-se embaixadores de uma causa social, com objetivo de arrecadar donativos para três instituições, duas de atendimentos a crianças e uma focada no cuidado de idosos.

“Mais do que promover as doações, nosso maior intuito é fazer com que eles engajem amigos e familiares em causas sociais, sendo agentes ativos da campanha. São cerca de 50 estudantes, que também visitarão as instituições beneficiadas, conhecendo de perto a realidade de quem trabalha a favor de crianças com microcefalia, crianças carentes e pessoas idosas”, explica Tayguara Velozo, gestor pedagógico do Colégio GGE. ”Estamos formando o novo cidadão, trabalhando valores que vão acompanhá-los para o resto da vida”.

Responsabilidade Social

A partir das visitas às instituições, os alunos vão propor mudanças que possam melhorar o atendimento ofertado à população, seja na divulgação do trabalho, na organização do espaço, ou demais necessidades. Os projetos serão apresentados durante o 7º Dia da Responsabilidade Social da Faculdade Nova Roma, marcado para 17 de novembro, das 8h às 12h30.

Além da apresentação dos projetos dos estudantes, a ação vai contar com serviços gratuitos de emissão de documentos, corte de cabelo, exames médicos, vacinação, orientação jurídica e contábil, apresentação artística, maquiagem, palestras e recreação, tudo isso após um café da manhã solidário.

“Temos preocupação constante com a formação humanística e social, materializada quando abrimos as portas para que moradores de comunidades próximas, como Mustardinha, Afogados e Ilha do Retiro, desfrutem das atividades oferecidas com alunos, professores e instituições parceiras”, acrescenta Carolina Maciel, responsável pelo Projeto Nova Roma Social.

“Através de parcerias assim, acabamos ganhando mais do que os beneficiados pelas ações, pois nos tornamos profissionais e pessoas muito melhores”, encerra.

As atividades do Dia da Responsabilidade Social são abertas ao público, que pode conhecer de perto o projeto, participando como voluntário ou mesmo fazendo doações. Estão sendo recolhidos des fraldas geriátricas e lenços umedecidos a alimentos como feijão, arroz, açúcar e sardinha. Produtos de limpeza também são bem-vindos. Para contribuir com a ação, basta se inscrever neste link . Participe e leve seu pequeno para exercitar a solidariedade e o amor ao próximo. 

 

Mais lidas