ENSINO MÉDIO

Às vésperas do Enem, apoio dos pais faz a diferença

JC 360
JC 360
Publicado em 09/11/2018 às 19:09
Leitura:

Além do apoio dos pais em casa, os alunos também se sentem incentivados pelos professores ao longo do ano e em eventos com os aulões / Foto: Colégio GGE/Divulgação

Além do apoio dos pais em casa, os alunos também se sentem incentivados pelos professores ao longo do ano e em eventos com os aulões Foto: Colégio GGE/Divulgação

O apoio familiar é importante em todas as fases da vida. Contar com suporte, principalmente dos pais, se torna ainda mais especial quando um grande passo rumo ao futuro está em jogo, como no caso das provas de vestibular. Nessas horas, a participação da família é fundamental para diminuir a ansiedade e criar um clima positivo, que motive o fera a enfrentar a maratona de avaliações.

Os pais têm três grandes papéis nesta reta final de preparação. “Primeiro, é fundamental que eles dialoguem sobre a escolha da profissão. É importante que não se exerça pressão sobre o adolescente para a escolha de determinada carreira, mas que haja participação no processo de escolha. Eles devem munir o filho de informações sobre as várias áreas que ele pode optar”, indica José Veiga Neto, coordenador pedagógico do colégio GGE.

O segundo papel importante que os pais devem desempenhar, explica Veiga Neto, é equilibrar indiferença e cobrança excessiva. “A mídia, a sociedade e outros colegas já exercem muita pressão, fora que a maior delas é a do adolescente com ele mesmo. Aos 17 anos, nem todos estão preparados para escolher o que farão pelo resto da vida”, detalha. A família é o eixo central nesse processo, portanto, deve permanecer ao lado do aluno, mas sem pressioná-lo demais.

Terceiro e último ponto é o apoio emocional. O ano de vestibular costuma ser de grande estresse porque, além das provas, há o vínculo com a escola prestes a ser cortado e o cansaço das muitas horas de estudo, o que provoca fadiga emocional.

A família, então, deve ressaltar as habilidades do adolescente, mostrar o quanto ele se esforçou e tem plena capacidade de encarar o desafio. A inteligência emocional faz grande diferença na hora da prova, porque tem relação direta com o foco, a concentração e a capacidade de raciocínio.

Rotina

A família também deve observar outros aspectos da rotina do adolescente, como as horas sono. Noites mal dormidas podem causar estresse e perda de memória recente, além de contribuir para a má constituição emocional e dificultar a capacidade de raciocínio. As pausas entre o estudo de diferentes disciplinas, a alimentação balanceada e algumas horas para o lazer também são indispensáveis.

É ideal que o vestibulando visite o local de prova com antecedência, para saber quanto tempo gastará no trajeto até lá e verificar o tipo de roupa que deve usar – se mais leve ou algo que aqueça mais, a depender de como for o ambiente. No grande dia, deve chegar ao local com uma hora de antecedência, se manter bem hidratado e evitar consumir lanches que exijam muita energia para serem digeridos. Uma boa opção é o chocolate meio amargo, que é energético, mas com menos açúcares e gorduras.

Por parte da escola, deve haver suporte psicológico constante ao jovem, a exemplo da Arena GGE, que conta com equipe pedagógica oferecendo apoio e incentivo aos alunos nos locais de prova. Outra iniciativa voltada aos feras promovida pelo colégio é o Encontro de Profissões, série de palestras sobre profissões das áreas de Saúde, Exatas e Humanas, com médicos, engenheiros, jornalistas, publicitários e advogados, entre outros profissionais.

“A aprovação é um jogo que se ganha junto. Reforçamos sempre que no ano próximo ano também haverá vestibular e que, caso a sonhada vaga não chegue logo, o aluno tem todas as condições para tentar conquistá-la novamente. Agora, é momento de estar confiante, revisar os conteúdos mais importantes, descansar e manter o foco”, completa José Veiga Neto.

Os pais também precisam receber orientação, para que saibam pelo que o filho vai passar, entendam esse processo e ajudem no que for possível. A parceria com a família é muito importante.

Gostou das dicas? Quer conhecer um pouco mais sobre diferentes profissões? Você pode conferir a íntegra das palestras dos profissionais que passaram pelo Encontro de Profissões clicando neste link: https://bit.ly/2SBrlsG.

Mais lidas