TV JC

Tech Talk explora o mercado de startups

André Amorim
André Amorim
Publicado em 08/05/2018 às 17:05
Leitura:

O programa Tech Talk é exibido quinzenalmente na TV JC, sempre às terças-feiras, a partir das 15h30 / Foto: Roberta Sales/TV JC

O programa Tech Talk é exibido quinzenalmente na TV JC, sempre às terças-feiras, a partir das 15h30 Foto: Roberta Sales/TV JC

Empresas com modelo de negócio bem definido, com capacidade de entregar o produto em larga escala e com crescimento rápido de receita. Essa é a definição mais utilizada para falar das startups, grupo que no país já passa de mais de 4.200 empresas, de acordo com dados de julho de 2017 da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

O desenvolvimento das startups e o cenário em Pernambuco foi o tema do programa Tech Talk exibido nesta terça-feira (8), na TV JC. A repórter Luiza Freitas, do caderno de Economia do Jornal do Commercio, conversou com o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação de Pernambuco e Paraíba (Assespro PE/PB), Italo Nogueira, o executivo-chefe de empreendedorismo do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Filipe Pessoa, e o CEO da Fusion DMS, Emílio Saad.

Confira o programa na íntegra:

"Esse tema é muito engraçado porque as pessoas, muitas vezes, têm uma visão equivocada que uma pequena empresa que trabalhe com tecnologia seria uma startup. A ideia não é necessariamente que ela é uma pequena empresa", destacou Italo Nogueira ao explicar logo no início do program as diferenças entre startups e empresas de pequeno porte.

O executivo-chefe de empreendedorismo do Cesar destacou que o crescimento do mercado de startups no Brasil deve ser significativo nos próximos anos. "Existem várias iniciativas de apoio acontecendo para fomentar esse mercado e o ecossistema de startups. O apoio, que inicialmente era muito feito via aceleradoras e programas governamentais, agora está chegando aos setores mais tradicionais e as grandes empresas que trabalham em seguimentos seculares", disse Filipe Pessoa.

O Tech Talk é exibido quinzenalmente na TV JC, sempre às terças-feiras, a partir das 15h30. No programa de estreia, no dia 24 de abril, o assunto foi a transformação digital nas empresas. A iniciativa é da Assespro PE/PB, com apoio do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), Softex Recife, Sindicato das Empresas de Processamento de Dados de Pernambuco (Sesopre) e Manguezal.

Mais lidas