BBC

Especialista dá dicas de cuidados com armas de fogo

André Amorim
André Amorim
Publicado em 12/12/2017 às 15:00
Leitura:

Lei de 2003 regulamente a posse no Brasil. Mesmo com a regra, o número de acidentes e mortes ainda é alto. / Foto: Ashlley Melo/JC Imagem

Lei de 2003 regulamente a posse no Brasil. Mesmo com a regra, o número de acidentes e mortes ainda é alto. Foto: Ashlley Melo/JC Imagem

A posse de armas de fogo no Brasil foi regulamentada pela Lei 10.8260, de 2003. A lei, mais conhecida como Estatuto do Desarmamento, dispõe ainda sobre o registro e a comercialização de armamentos e munição. Mesmo com a legislação, ainda é possível comprar uma arma; as restrições impostas, no entanto, são severas.

Apesar disso, o consultor em segurança Everaldo Mariz faz um alerta. “Uma arma de fogo é um instrumento que requer muitos cuidados. Quem tem criança em casa esse cuidado é bem maior”, explica o consultor. “Muitas pessoas pensam que arma de fogo é a única forma de segurança. Nem sempre é assim”, fala Mariz.

“A compra é permitida, mas, antes, tem que ter alguns cuidados especiais. É preciso fazer um teste psicotécnico e um curso de tiro com um instrutor credenciado pela Polícia Federal, para que a pessoa demonstre que conhece as regras de segurança. Tudo para evitar causar acidentes ou cometer ilegalidades”, diz Everaldo Mariz.

Confira algumas dicas de segurança e saiba a forma correta de se desfazer de uma arma.

Mais lidas