Serviço Público

No Recife, cursos para concurso vivem boom após divulgação de editais

Mariana
Mariana
Publicado em 19/04/2016 às 21:01
Leitura:

Salas de estudo ficam lotadas, em todos os turnos, de concurseiros aplicados  / Foto: Marília Banholzer/NE10

Salas de estudo ficam lotadas, em todos os turnos, de concurseiros aplicados Foto: Marília Banholzer/NE10

Os cursos preparatórios para concurso no Recife estão vivendo um boom na procura por matrículas. As divulgações de editais para certames como os das polícias Militar, Civil e Científica, além da expectativa para a abertura de vagas no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), são responsáveis por essa corrida de volta às salas de aula.

Somente no cursinho Nuce, o diretor pedagógico Antônio Cláudio informou que em um mês foram abertas 31 turmas preparatórias para o concurso da PM - com inscrições já encerradas. Cada classe tem, em média, 120 alunos, o que totaliza 3.720. "Esse mundo é uma coisa louca. Um hora está tudo tranquilo, aí, de repente, um edital é aberto e as procuras chegam a dobrar de um dia para o outro", explicou ele, que precisou oferecer aulas nos três turnos.

Essa busca tem crescido proporcionalmente ao número de pessoas que têm perdido seus empregos nos últimos temposAntônio Cláudio, direto pedagógico do Nuce
Uma das pessoas que está nesta busca por preparação é a bióloga Tatiana Villarem, 43 anos. Ela já é funcionária pública, numa vaga de nível médio, mas agora busca uma colocação de nível superior, por isso iniciou pesquisas de preço para decidir onde deverá estudar para o concurso da Polícia Civil.

"A intenção é melhorar a renda e garantir a estabilidade no emprego. Sempre fiz concursos, passei em uma ainda muito jovem, e agora quero conquistar uma vaga para perícia da Civil. Gosto de ser servidora pública, mas ser concurseira não é fácil", comentou Tatiana Villarem.


Mario Barros tem como meta ser aprovado no próximo concurso do TJPE

Para o sócio-proprietário do preparatório Espaço Jurídico, Tiago Erhardt, a maioria das pessoas que procuram os cursinhos para concurso a partir da abertura dos editais está interessada em ter estabilidade no emprego. "Essa vontade de ter certeza de um futuro garantido é maior do que a busca por altos salários. Prova disso é o grande número de pessoas que têm se inscrito em vagas com salários de pouco mais de R$ 3 mil, mesmo que haja vagas com salários maiores", opinou.

Dica: estudar respondendo questões, antes mesmo de conhecer as teorias, é uma boa saída
Atualmente, os concurseiros pernambucanos estão de olho nas 1.500 vagas da Polícia Militar, 966 das polícias Civil e Científica (ainda com inscrições abertas), além de certames para prefeituras como Petrolina, Tabira, São José do Belmonte, Paulista. Há ainda oportunidades para Marinha, Aeronáutica, Copergás e Câmara Municipal de Arcoverde.

Estabilidade e salários altos levam públicos a procurar pelos concursos

Estabilidade e salários altos levam públicos a procurar pelos concursosFoto: Marília Banholzer/NE10

Trabalhando como cargo comissionado em um órgão público do Estado, Mario Barros, 38 anos, é um dos mais novos matriculados nos cursos preparatórios para concurso. De olho na promessa de abertura de edital para vagas no TJPE, ele decidiu se dedicar aos estudos. "Há quatro anos, no último concurso do TJ, eu nem estudei e acertei metade das questões. Quando soube que ia abrir novamente este ano, resolvi que ia me preparar e agora tenho 80% de certeza que posso passar", disse ele. Mario ainda completa: "Já comecei a abdicar de algumas coisas em busca de um bom salário, estabilidade e qualidade de vida."

Com 12 anos de experiência no mundo dos preparatórios para concurso, o diretor pedagógico do Nuce, Antônio Cláudio, revela que a busca pelo emprego público tem crescido com o passar dos anos. "Essa busca tem crescido proporcionalmente ao número de pessoas que têm perdido seus empregos nos últimos tempos. Não tem como separar as duas coisas", ressaltou.

Mais lidas