Estados Unidos

Donald Trump entrega declaração de renda à Comissão Eleitoral

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 17/05/2016 às 21:18
Leitura:

Segundo estimativa da revista Forbes, por exemplo, o patrimônio de Trump é de 4,5 bilhões de dólares / Foto: AFP

Segundo estimativa da revista Forbes, por exemplo, o patrimônio de Trump é de 4,5 bilhões de dólares Foto: AFP

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, afirmou ter entregue à Comissão Federal Eleitoral (FEC) sua declaração de renda, documento indispensável para os candidatos a eleições federais.

"Já levei minha declaração de renda pessoal, e estou orgulhoso de que seja a maior da história da FEC", declarou Trump em um comunicado, no qual afirma também que não pediu uma prorrogação, como fez o pré-candidato Bernie Sanders.

"É a diferença entre um homem de negócios e os políticos ineptos e adeptos ao blá blá blá", disse Trump.

O magnata afirmou que a sua fortuna é superior a 10 bilhões de dólares, um valor mais de duas vezes o estimado por cálculos independentes.

Segundo estimativa da revista Forbes, por exemplo, o patrimônio de Trump é de 4,5 bilhões de dólares.

Em julho passado, Trump tinha entregue uma declaração na qual listava mais de 500 sociedades e declarava uma renda de 362 milhões de dólares em 2014 (sem contar dividendos, interesses, direitos de autor e rendimentos).

Desta vez, o empresário declarou renda de 557 milhões, sem confirmar que esta declaração cubra o período de 2015. O documento, que ainda não é público, tem 104 páginas, segundo Trump.

"O patrimônio líquido de Trump aumentou desde sua última declaração, em julho de 2015. Atualmente, seu patrimônio ultrapassa 10 bilhões de dólares", informou sua equipe em um comunicado.

Este documento não é, no entanto, a declaração de renda que os candidatos à presidência divulgam por vontade própria. Trump se recusa a publicar sua declaração de imposto de renda até que as auditorias das quais é objeto terminem, o que lhe rende críticas tanto de democratas como de personalidades republicanas, como Mitt Romney, que disse que Trump tinha algo a esconder.

Mais lidas