Líderes

Papa Francisco se reúne com presidente do Irã no Vaticano

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 26/01/2016 às 19:22
Leitura:

Francisco expressou ao presidente iraniano, Hassan Rouhani, sua esperança de paz no Oriente Médio / Foto: AFP

Francisco expressou ao presidente iraniano, Hassan Rouhani, sua esperança de paz no Oriente Médio Foto: AFP

O papa Francisco recebeu o presidente do Irã, Hassan Rouhani, no Vaticano nesta terça-feira (26). Na reunião que durou 40 minutos, os líderes falaram sobre a paz no Oriente Médio.

O papa Francisco expressou nesta terça ao presidente iraniano, Hassan Rouhani, sua esperança de paz no Oriente Médio. Os dois se reuniram por 40 minutos no Vaticano.

Esta é a primeira visita de um chefe de Estado iraniano à Europa em 17 anos. A audiência papal havia sido marcada para meados de novembro, mas precisou ser adiada em razão dos atentados jihadistas em Paris.

Rouhani, um clérigo xiita, é o segundo presidente do Irã a ser recebido por um pontífice. O Vaticano elogiou o tom mais moderado no país desde a eleição de Hassan Rouhani e saudou o acordo com as grandes potências sobre o programa nuclear.

De acordo com um comunicado da Santa Sé, o Papa pediu que o Irã desempenhe um papel importante na promoção de soluções políticas que detenham a propagação do terrorismo e do tráfico de armas no Oriente Médio.

Após a reunião, houve a tradicional troca de presentes. O presidente iraniano deu um tapete persa feito à mão e um livro com miniaturas dentro.

Já Francisco deu o medalhão de São Martinho de Tours e a encíclica ‘Laudato Se’ sobre a proteção do meio ambiente.

CONFIRA REPORTAGEM:

Mais lidas