Saúde

Coreia do Sul tem 50 casos de contágio do coronavírus MERS

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 06/06/2015 às 8:58
Leitura:

As nove pessoas estavam entre as mais de 1.660 colocadas em quarentena por terem mantido contato com pessoas doentes / Foto: divulgação

As nove pessoas estavam entre as mais de 1.660 colocadas em quarentena por terem mantido contato com pessoas doentes Foto: divulgação

A Coreia do Sul anunciou neste sábado mais nove casos de pessoas infectadas pelo coronavírus MERS, o que eleva o total a 50 contágios, mas o governo afirmou que a epidemia que provocou quatro mortes no país está sob controle.

As nove pessoas estavam entre as mais de 1.660 colocadas em quarentena por terem mantido contato com pessoas doentes, informou o ministério da Saúde.

"As nove pessoas contraíram o vírus em três hospitais e não há provas de que o contágio tenha acontecido fora destes estabelecimentos", afirma um comunicado.

O primeiro caso, detectado em 20 maio, foi o de um homem de 68 anos que foi diagnosticado com o vírus depois de uma viagem para a Arábia Saudita.

Kwon Joon-Wook, diretor do ministério, afirmou que este homem e sua esposa, também infectada, foram curados e receberam alta na sexta-feira.

A propagação do MERS, um vírus mais violento mas menos contagioso que a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que provocou quase 800 mortes no mundo em 2003, preocupa a Coreia do Sul, o país mais afetado depois da Arábia Saudita.

Mais de 1.000 escolas permanecem fechadas e o número de ligações é cada vez maior para a linha telefônica gratuita disponibilizada pelo governo de Seul.

Mais de 20 países foram afetados pelo vírus, contra o qual não existe vacina ou tratamento. Segundo o balanço mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), 442 pessoas morreram, a maioria na Arábia Saudita, em uma epidemia com 1.179 casos registrados em todo o mundo.

Mais lidas