Paralisação

Apesar de ilegal, greve dos servidores do Detran-PE continua

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 10/08/2015 às 9:45
Leitura:

Durante a paralisação, apenas 30% do atendimento estão mantidos / Foto: Rádio Jornal

Durante a paralisação, apenas 30% do atendimento estão mantidos Foto: Rádio Jornal

Em greve há 5 dias, o Sindicato dos Servidores do Detran de Pernambuco (Detran-PE) informou que, até ser oficialmente notificado sobre o decreto de ilegalidade da greve, a paralisação da categoria continua. A decisão foi tomada nessa sexta-feira (7) pela Justiça. Assembleias da categoria estão marcadas para esta quinta-feira (13) no Recife e sexta (14), Caruaru.

Apenas os serviços considerados "emergenciais" estão sendo atendidos pelo Detran-PE como a emissão de CNH venvida. As operações Lei Seca e Trânsito Seguro continuam funcionando normalmente.

A ilegalidade do movimento grevista foi emitida em decisão do desembargador Fausto de Castro Campos, que acatou os argumentos apresentados no pedido de antecipação da tutela, feita pela Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE), que considerou a paralisação das atividades do órgão abusivas. Ainda em sua decisão, o desembargador declara que o não oferecimento desses serviços prejudica os cidadãos e compromete a arrecadação do Estado. A multa diária estabelecida foi de R$ 30 mil, caso a decisão não seja acatada.

A alegação é contestada pelo sindicato, quem em sua nota diz que o desembargador foi induzido a erro e que a decisão saiu sem direito ao contraditório. "Os servidores do Detran-PE continuaram realizando todos os serviços emergencias, fiscalização funcionando 100%, exames de CNH mesmo com veículos irregulares", afirma a entidade.

A greve do Detran-PE começou nessa quarta-feira (5). Os trabalhadores cobram reajuste salarial de 9,75%, referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além disso, os profissionais afirmam que o atendimento médico é precário atualmente e pedem mudanças no plano de saúde.

Mais lidas