Transporte

Grande Recife determina abertura da porta do meio só nos horários de pico

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 02/12/2015 às 14:27
Leitura:

Polêmica vem desde o mês passado / Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Polêmica vem desde o mês passado Foto: Edmar Melo/JC Imagem

O Grande Recife Consórcio de Transporte publicou uma portaria nesta quarta-feira (2) determinando a abertura da porta do meio dos ônibus apenas nas linhas que fazem parte do Sistema Estrutural Integrado, o SEI. Além disso, fora dos terminais integrados e para embarque e desembarque de deficientes, a porta central só poderá ser usada nos horários de pico, ou seja, das 5h às 9h e das 17h às 20h.

Segundo o documento, as empresas terão um mês para implantar a nova comunicação visual, orientando os passageiros para as novas regras. Clique aqui para ler o texto completo.

A restrição ao uso da porta do meio é alvo de polêmica desde o mês passado, quando a medida entrou em vigor após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por representantes das empresas no Procon-PE. O órgão entendeu que essa é uma medida de segurança para evitar acidentes como o que matou a estudante Camila Mirele em maio - a universitária morreu após cair de um ônibus da linha Barro/Macaxeira que estava superlotado.

A decisão do Consórcio foi tomada depois de o promotor Humberto Graça, da Promotoria de Transporte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), recomendar a abertura da porta central mesmo fora dos terminais integrados.

Mais lidas