Transporte

De pets a bafômetro, Câmara do Recife tem vários projetos para ônibus

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 22/10/2015 às 16:35
Leitura:

São inúmeros os problemas no transporte coletivo / Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

São inúmeros os problemas no transporte coletivo Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Quando o assunto é a melhora no transporte coletivo, é bastante claro que o Recife ainda precisa trabalhar muito para chegar a um nível ideal. Para virar o quadro de violência, superlotação e ausência de mobilidade, alguns vereadores da Câmara Municipal da cidade trabalham em projetos de lei para tentar mudar a realidade nesse modal. O JC Trânsito explica 10 desses projetos recentes - alguns polêmicos outros não - que seguem em tramitação nas comissões ou aguardando votação do legislativo municipal.

LEI SECA

Além de perigoso, dirigir sob efeito de álcool e drogas é infração gravíssima

Além de perigoso, dirigir sob efeito de álcool e drogas é infração gravíssimaFoto: Clemilson Campos/JC Imagem

O PL da vereadora Vera Lopes (PPS) prevê a realização de "teste do bafômetro" diariamente nos motoristas que atuam nas linhas do Recife e da Região Metropolitana (RMR), antes e no fim do expediente. O objetivo é evitar que esses profissionais consumam qualquer quantidade de bebida alcoólica no horário de trabalho. De acordo com a vereadora, o que a motivou a propor esse projeto foram as constantes notícias de acidentes de ônibus. Ela acredita que a oferta de bebida alcoólica é muito facilitada para os motoristas.

As empresas poderão suspender os motoristas que tiverem resultado positivo para consumo de bebidas alcoólicas depois do teste. É infração gravíssima beber antes de dirigir, com multa de R$ 1.915,30 e suspensão da carteira de habilitação e podendo chegar até à prisão se o índice de álcool for maior que 0,33 miligrama por litro de sangue.

PETS

Um projeto da vereadora Aline Mariano (PSDB) propõe que os donos de cães-guias e cães e gatos de pequeno porte (aqueles que pesam até 8 quilos) possam transportá-los nas linhas de ônibus e táxis do Recife. O PL prevê ainda uma série de deveres que o dono deve seguir para assegurar esse direito, como a vacinação em dia e a higiene dos pets. Para ter acesso aos veículos, os donos deverão andar com as carteirinhas de vacinação.

Com a aprovação do texto, os motoristas não poderão mais se negar a transportar os animais. “Nós sabemos que há muita gente com animal, mas que não tem carro. Esses donos às vezes precisam levá-los ao veterinário”, lembra a vereadora, salientando que uma pesquisa recente demonstra que no Brasil as casas possuem mais animais domésticos que crianças. O PL foi apresentado em todas as comissões e está esperando votação em plenário.

LIXO NO LIXO

Esse projeto apresentado pelo vereador Osmar Ricardo (PT) torna obrigatória a instalação de lixeiras nos ônibus que operam linhas de transporte coletivo no Recife, visando diminuir a quantidade de lixo no interior dos veículos e o frequente ato de usuários que jogam lixo pela janela, sujando as ruas da cidade.

OUTBUS

Sabe aquelas propagandas presentes em quase todos os vidros traseiros de ônibus? Pois bem, a vereadora Isabela de Roldão (PDT) apresentou um PL que propõe a proibição dessas propagandas em ônibus e táxis que circulem no Recife.

foto (8)
Com as propagandas, não é possível ver o que acontece dentro dos coletivos (Foto: Tiago Calazans/Acervo JC Imagem)

A vereadora explica que o PL é uma demanda das mulheres usuárias de ônibus. O objetivo é proporcionar maior segurança aos passageiros, que podem contar com uma alternativa de comunicação com quem está do lado de fora do veículo, no caso de algum episódio de violência. "O vidro tapa a visibilidade, quando a pessoa poderia estar acenando com alguém do lado de fora para pedir ajuda", disse Isabela de Roldão, lembrando que o PL recentemente foi referendado na Conferência das Mulheres do Recife.

TÁ CALOR!

Um PL apresentado pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), mas que foi rejeitado em votação, tinha a proposta de o poder executivo municipal instalar bebedouros nos terminais de integração do Recife. Com a garrafinha de água pelo preço que está, esse era sem dúvida um dos melhores projetos já apresentados.

PARA ONDE IR?

Outro projeto apresentado pelo vereador Almir Fernando diz respeito ao acesso a informações sobre as linhas de ônibus. O texto apresenta a proposta de as paradas receberem placas com informações gerais como o número das linhas, horários, mapas do itinerário e os meios de integração. Uma "mão na roda" para quem está na rua sem internet para verificar no smartphone.

foto (9)
Recife tem paradas de ônibus em péssimo estado de conservação (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)

"As nossas paradas são muito precárias. Eu me me baseei no modelo que já é adotado em outras cidades do país", disse o vereador, afirmando a importância desse projeto para a melhoria de vida dos moradores e dos turistas que não conseguem se orientar sobre o transporte na cidade. O PL aguarda votação no plenário da Câmara.

CULTURA

Que tal entrar no ônibus e ter disponível vários livros para empréstimo grátis? Essa é a proposta do PL apresentado pela vereadora Michele Collins (PP), os livros poderão ser lidos durante a viagem. Sobre o conteúdo do material, a vereadora informa que eles serão de leitura mais dinâmica, que possam ter a leitura concluída dentro do ônibus mesmo e com assuntos que variem de temas como o cotidiano até economia. Um projeto semelhante a esse já funciona em Belo Horizonte.

É sempre bom lembrar que ler dentro do ônibus traz o risco (raro) de descolamento da retina, em caso de freada brusca.

CORREDORES EXCLUSIVOS

A vereadora Marília Arraes (PSB) propõe a obrigatoriedade de uma faixa exclusiva para ônibus em todas as vias com mais de três faixas. Se aprovado, esse projeto visa diminuir bastante o tempo de viagem dos usuários de ônibus no Recife. O objetivo principal do PL é incentivar os motoristas de carros particulares a adotarem o transporte coletivo, ação principal para a melhora do trânsito do Recife de uma forma geral.

foto (5)
Atualmente há quatro rotas de Faixa Azul no Recife; esta é na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul da cidade (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

A vereadora ressalta os já conhecidos problemas com o transporte público na cidade, como as más condições da frota e falta de comprometimento com os horários das viagens. "Precisamos incentivar também outros modais, como as bicicletas e diminuir essa cultura do carro", disse Marília Arraes, explicando que o PL partiu de uma demanda dos grupos de ativismo do trânsito no Recife.

Há, hoje, quatro trechos de Faixa Azul no Recife. O primeiro, na Rua Cosme Viana, na Zona Oeste, foi implantado em dezembro de 2013. Depois, vieram os corredores de BRS (Bus Rapid System) das avenidas Mascarenhas de Moraes e Domingos Ferreira e Herculano Bandeira, na Zona Sul. Em agosto, o projeto chegou à Rua Real da Torre, na Zona Oeste, para se conectar à Cosme Viana. A próxima deve ser na Avenida Recife, mas ainda não há prazo. Motoristas e motociclistas que transitarem por esses corredores pagam multa de R$ 191,24.

ZERO ÁLCOOL

Um PL do vereador Almir Fernando prevê a proibição do consumo de bebidas alcoólicas no interior dos ônibus e terminais do Recife: "Eu acredito que os TIs não são locais adequados para o consumo de bebida alcoólica. É um local de convivência e de passagem de várias pessoas". O vereador acredita também que a violência nos terminais diminuirá com a aprovação desse projeto, que está no processo de análise nas comissões da Casa.

NÃO ABRE O MEIO

O vereador Carlos Gueiros (PTB) apresentou um PL que causou polêmica recentemente. Ele propõe a proibição da abertura das portas do meio dos ônibus. Segundo ele, o seu projeto prevê o reforço da segurança dos usuários, além de formalizar um regra que já existe: a porta do meio será aberta apenas nos TIs e para o acesso de pessoas com deficiência ao interior do veículo.

foto (10)
Ônibus costumam sair dos terminais lotados e com portas abertas (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Recentemente representantes de 13 empresas de ônibus assinaram um termo em que se comprometiam em cumprir regras para garantir a segurança dos usuários. Entre elas estava a abertura das portas do meio apenas nos cenários já citados pelo vereador e nos casos de acidente ou incêndio envolvendo o veículo. Se o PL for aprovado, vai ficar difícil ouvir alguém dizer "Abre o meio aí, motô!".

Mais lidas