Transporte coletivo

Metrô do Recife restringe acesso de pessoas sem deficiência aos elevadores

Mayra
Mayra
Publicado em 21/10/2015 às 14:11
Leitura:

Equipamentos só funcionam com o comando de funcionários do metrô, que permitem o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. CBTU alega medida preventiva contra ataques de vandalismo / Foto: Mariana Campello/JC Trânsito

Equipamentos só funcionam com o comando de funcionários do metrô, que permitem o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. CBTU alega medida preventiva contra ataques de vandalismo Foto: Mariana Campello/JC Trânsito

Os elevadores instalados nas estações de metrô do Recife estão funcionando com uma operação reduzida por conta dos danos causados pelo vandalismo. Segundo avisos que foram afixados perto dos equipamentos, apenas as pessoas com deficiência e que se enquadrem no perfil "preferencial" poderão usá-los. Essa decisão tem causado polêmica entre alguns usuários, uma vez que legalmente não há nenhuma restrição para que quem não se enquadra nesses perfis tenham o acesso negado.

É o que relata o operador de telemarketing Rafael Camelo, de 29 anos, que na última terça-feira (12) percebeu os avisos. Ele acompanhava uma amiga grávida na estação Monte dos Guararapes e a entrada no elevador foi permitida apenas a ela, mesmo que não houvesse mais pessoas que se enquadrassem no perfil de preferencial para usar o elevador.

Intrigado com a restrição, Rafael fez uma pesquisa e constatou que ela não existe legalmente.

"Eu abri um protocolo no Ministério Público, pois não concordo com essa atitude que está sendo tomada pelo metrô do Recife", disse Rafael. Ele acredita ainda que essa restrição pode ser constrangedora em alguns casos, uma vez que pessoas não alfabetizadas, e que portanto não consigam ler o aviso, podem querer usar o equipamento e serem impedidas diante de mais pessoas.

As queixas de Rafael se estendem ainda ao fato de que elevadores de outras estações estão sempre fora de operação nos períodos em que ele usa o metrô, como na estação Joana Bezerra. Essa inclusive é uma das reclamações mais enviadas pelos internautas do JC Trânsito através das redes sociais.

Advogado e membro da Frente de Luta pelo Transporte Público, Pedro Josephi analisa que realmente não há impedimento para que pessoas com deficiência usem esses equipamentos. No entanto, ele salienta que esse uso só deve acontecer nas ocasiões em que as pessoas a quem essas vagas são reservadas não sejam prejudicadas, ficando sem lugar.

A assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), informou ao JC Trânsito que os elevadores das linhas em funcionamento no Recife e na RMR funcionam apenas com o comando operacional de algum funcionário. A medida foi tomada por causa dos enormes gastos anuais que a CBTU/Metrorec vinha tendo com a manutenção dos equipamentos, frequentemente danificados em atos de vandalismos.

A companhia informa que eram gastos cerca de R$ 200 mil por ano para fazer consertos nos elevadores, que eram danificados, entre outras coisas, por causa do excesso de peso quando os usuários desrespeitavam o número máximo de pessoas por viagem.

Apesar disso, a CBTU informa que as pessoas com deficiência física ou não podem solicitar a algum funcionário na estação que ligue o elevador. No caso dos não deficientes, também é possível o uso das escadas rolantes.

Mais lidas