Cuidado: Acidentes

Quase 75% dos acidentes registrados no Recife em setembro envolveram motos

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 15/10/2015 às 17:14
Leitura:

 / Ilustração: Bruno de Carvalho/NE10

Ilustração: Bruno de Carvalho/NE10

Motociclistas são a maioria das vítimas de acidentes nas ruas e avenidas do Recife e quase metade dos mortos em ocorrências no Estado. Os dados da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) referentes ao mês de setembro mostram essa realidade: do total de 217 acidentes com vítimas, 161 envolveram motos, o que representa 74%. Nesse número, estão colisões com carros, que são a maioria dos registros, além de batidas entre motos, atropelamentos ou ocorrências envolvendo os ciclomotores de 50 cilindradas, conhecidos como cinquentinhas (veja gráfico no fim da matéria).

O JC Trânsito iniciou, no Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro, o mapeamento dos principais pontos de acidentes com vítimas na capital pernambucana, através do projeto Cuidado: Acidentes. O objetivo é descobrir, ao longo de um ano, o que está sendo feito para melhorar a segurança nesses lugares e dar dicas para motoristas, motociclistas e pedestres. Além das informações repassadas no dia a dia, vamos atualizar o mapa a cada mês, sempre no dia 10, com os dados do relatório da CTTU.

» Saiba onde houve registros até agora:



Você também pode enviar informações sobre acidentes e ajudar a mapear os trechos mais perigosos do Recife. Os nossos canais de comunicação são o Twitter @jctransito, a fanpage no Facebook (facebook.com/JCTransito), o telefone (81) 3413.6544 e o email [email protected].

SETEMBRO - Considerando o mês inteiro, não só a partir do dia 25, os bairros onde foram registrados mais acidentes ficam na Zona Sul do Recife: Imbiribeira (18) e Boa Viagem (16). Casa Amarela (12), na Zona Norte, Boa Vista (10), na área central, também se destacam, além de Areias e Madalena, na Zona Oeste, e Ibura, na Zona Sul, onde foram registradas nove ocorrências. Esses dados correspondem aos 217 acidentes com vítimas, mas, além deles, houve 824 sem feridos.

» Veja os números de acidentes no gráfico abaixo (passe o mouse sobre as barras para ver os dados):



O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) dá algumas dicas para os motociclistas: respeitar os limites de velocidade; nunca avançar o sinal vermelho; manter o farol ligado mesmo durante o dia; não trafegar "costurando" o trânsito; usar os dois freios, acionando tanto o pedal quanto os manetes; inspecionar itens como a calibragem dos pneus, a corrente de relação e o combustível antes de sair; e usar equipamentos de proteção de boa qualidade, principalmente o capacete. Uma cartilha do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), disponível neste link, também ajuda a tirar dúvidas sobre a segurança nas motos.

Mais lidas