Desrespeito

Mais de 200 reprovados no teste prático do Detran-PE após presença de bicicleta

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 04/08/2015 às 13:26
Leitura:

Condutores devem manter a distância de 1,5 metro da bicicleta estática / Foto: Paulo Maciel/Divulgação

Condutores devem manter a distância de 1,5 metro da bicicleta estática Foto: Paulo Maciel/Divulgação

Está faltando respeito aos ciclistas até no teste prático para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), 202 candidatos reprovaram no exame prático nos 22 primeiros dias em que foram testados sobre o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que diz que os veículos maiores devem manter pelo menos 1,5 metro de distância das bicicletas.

O número equivale 9% entre os reprovados nas provas feitas entre os dias 1º e 22 de julho. Considerando todas as etapas do exame, este ano, 41,68% dos 53.867 que tentaram na categoria B, para dirigir carros, foram considerados inaptos. No ano passado, foram 40,97% de 99.835. Veja os gráficos:






Bicicletas estáticas foram instaladas desde abril no pátio da sede do Detran-PE, na Zona Oeste do Recife, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), onde o teste é feito no interior do Estado. Porém, o período até 1º de julho foi considerado apenas educativo. "

A avaliação, que começou a valer há pouco mais de um mês, é simples: há uma faixa amarela determinando a distância de 1,5 metro. Os examinadores recebem informações por um tablet caso alguém desrespeite o limite, estando ao lado do ciclista ou fazendo ultrapassagens.

Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta. Infração média, com quatro pontos na carteira. Multa de R$ 85,13Código de Trânsito Brasileiro


Para o Detran-PE, o fato de 202 candidatos terem sido flagrados além da linha amarela já chama atenção por revelar uma falha das autoescolas na formação dos novos motoristas. "Em março, 2.541 instrutores foram qualificados. Depois, tivemos três meses de experiência e, no primeiro mês, o percentual é esse (os 9% de reprovados). Isso mostra que os CFCs (Centros de Formação de Condutores) ainda não emcamparam a ideia", aponta o diretor-presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro.

Segundo Ribeiro, antes de entrarem no carro para fazer a prova prática, os candidatos são questionados se receberam orientações sobre as bicicletas. O não tem sido quase unanimidade. "Todos têm que ter 25 horas de aulas práticas. Nesse tempo, não é possível que não tenha cruzado com uma bicicleta e, nesse momento, o instrutor teria que alertar sobre o artigo 201 do CTB", reclama o gestor.

Passar a menos de 1,5 metro do ciclista é infração média

Passar a menos de 1,5 metro do ciclista é infração médiaFoto: Paulo Maciel/Divulgação

De acordo com o Detran-PE, devido aos números, a fiscalização será maior através dessas enquetes. Se muitos candidatos de uma só autoescola responderem que não tiveram orientações sobre o respeito aos ciclistas, o CFC será notificado. Resta saber se a medida irá funcionar.

A dica básica que deveria ser repassada aos futuros motoristas pelos instrutores é de que, ao passar por um ciclista, deve manter a distância equivalente a uma porta aberta, o que corresponde a 1,5 metro. Se for na ultrapassagem, deve reduzir a velocidade e só fazer o movimento quando houver oportunidade de guardar essa distância.

"Tentamos trazer para o pátio a melhor e maior condição de realidade possível das ruas", afirma Ribeiro. "Essa ação não é só educativa nem punitiva, é de harmonia, para quem está na condução do veículo proteger quem está no menor."

Além do artigo 201, sobre a distância das bicicletas, há o segundo parágrafo do 29, que prevê que "os veículos de maior porte são sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres."

Mais lidas