Tradição

Queima da Lapinha encerrará ciclo natalino no Recife e em Olinda

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 05/01/2017 às 18:05
Leitura:

Enquanto a Lapinha é queimada, o público joga seus pedidos no fogo, na esperança de que sejam atendidos / Foto: Inaldo Menezes/Divulgação

Enquanto a Lapinha é queimada, o público joga seus pedidos no fogo, na esperança de que sejam atendidos Foto: Inaldo Menezes/Divulgação

O Ciclo Natalino do Recife se encerra nesta sexta-feira (6), com a Queima da Lapinha. Pelo menos 14 pastoris acompanhados por Mendes e sua Orquestra vão participar da festa religiosa no Pátio de São Pedro, centro da capital pernambucana. O cortejo está marcado para sair às 18h do Pátio do Carmo, também no centro.

A procissão, que será acompanhada por uma orquestra, segue até o destino com a condução da lapinha e a imagem do menino Jesus. Participam do cortejo os pastoris: Lindas Ciganas, Estrela do Mar, Infanto juvenil da Tia Nininha, Infanto Juvenil Giselly Andrade, Infanto Juvenil Estrela Brilhante de Água Fria, Infanto Juvenil da UR-3 Ibura, Rosa Mística dos Torrões, Estrela Guia do Recife, Estrela Dalva, Viver a Vida, Sonho de Uma Adolescente, Campinas Alegres, Jardim da Alegria, Tia Nininha da Terceira Idade, além dos reisados Imperial e Guerreiro do Sol Nascente.

Já em Olinda, a festa vai acontecer na Casa da Rabeca, marcando também o encerramento do ciclo natalino. A Festa de Reis ainda contará com a participação de diversas atrações culturais, além da tradicional queima da lapinha. O evento está programado para começar às 18h. A entrada é gratuita.

Ritual da Queima da Lapinha

A lapinha é feita de folhagens secas e incensos. Antes da queima, a imagem do Menino Jesus é retirada para que ela seja entregue de presente a um homenageado. Logo em seguida, a lapinha é queimada, enquanto o público presente joga seus pedidos no fogo na esperança de que eles sejam atendidos ao longo do ano. Concluída a cerimônia é hora de celebrar o ano-novo e entrar no clima do Carnaval pernambucano.

O ritual é uma tradição trazido por jesuítas ao Brasil no século 19. Segundo historiadores, a Lapinha simboliza a manjedoura onde nasceu o Menino Jesus. Além de ser um rito de despedida do ciclo natalino, a cerimônia abre caminho para as festividades do Carnaval. 

Marcelo Varella, assessor técnico da Fundação de Cultura Cidade do Recife e coordenador do evento, explica que o caráter “evangelizador” ganhou novos elementos na região Nordeste do País. “Com o passar do tempo foram agregadas à tradição religiosa as manifestações populares do Reisado e o Pastoril”, completa.

Mais lidas