ATIVIDADE

Quinta edição do Recife Antigo de Coração é realizada neste domingo

NE10
NE10
Publicado em 27/07/2013 às 17:23
Leitura:

Os recifenses que quiserem ter um fim de semana diferente podem aproveitar a programação do quinto "Recife Antigo de Coração", evento que vai promover atividades de lazer e inaugurar a terceira rota da Ciclofaixa, neste domingo (28). A Secretaria de Turismo e Lazer espera um público de cinco mil pessoas.

“O projeto vem atraindo cada vez mais pessoas, reforçando o hábito do lazer ao ar livre aos domingos. Com a inauguração da terceira rota da Ciclofaixa, devemos ter um fluxo ainda maior de pessoas pelo Marco Zero, aproveitando também as outras atrações no bairro”, pontua o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.

Três polos estão planejados para movimentar a ação: infantil, cultural e esportivo. Para as crianças, foi planejada uma recreação na Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h. Os pequenos poderão participar de atividades que estimulam o raciocínio lógico, como xadrez, dama, dominó, além de praticar esportes. O estímulo à leitura também entra na pauta do polo infantil, que conta, ainda, com oficinas de malabares, pintura no rosto, dentre outras atividades.

O "Dançando na Rua", que deve atrair casais de todas as idades e dançarinos profissionais, será realizado na Praça do Arsenal, das 16h às 22h, com apresentações de bolero, swing, tango, samba, merengue e baile. A sessão contará com a participação de orquestras de Metais, do maestro Lima Neto, e Gafieira de Bamba, do maestro Spok.

O polo cultural inclui, ainda, a biodanza, na rua Dona Maria Cesar, das 8h às 10h. Já a música popular brasileira pode ser apreciada no Marco Zero, com a apresentação do grupo musical Cello Gomes e Banda, das 10h30 às 12h30.

Uma mostra de carros antigos poderá ser conferida na Avenida Rio Branco, das 12h às 18h, com cerca de 20 carros de diversos modelos e épocas. Às 15h, o Maracatu Rural Cruzeiro do Forte se apresenta no Marco Zero, e das 16h às 18h será a vez da escola de samba Grêmio Recreativo Cultural e Arte Gigante do Samba.

Os que gostam de esporte poderão conferir no polo esportivo atividades como a aula de alongamento e step, que acontece das 9h30 às 10h no Marco Zero. E das 8h às 18h é possível alugar bicicletas, triciclos, quadriciclos e patins na Avenida Marquês de Olinda.

Quem preferir pode optar pelo basquete de rua, que acontece no mesmo horário, próximo ao Marco Zero. Em outro ponto da avenida, uma equipe de monitores de Cuzcuz dos Patins estará disponível ao público das 14h às 18h.

Para os skatistas, uma rampa para manobras, disponibilizada pelo Geraldão, estará montada na av. Alfredo Lisboa, no trecho Sul, das 8h às 18h. Já na rua Dona Maria Cesar, das 10h às 18h, haverá partidas de badminton: esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma peteca. Na mesma rua e horário, também haverá futebol de três jogadores em cada time.

A realização do projeto vai proibir a circulação de veículos na Avenida Rio Branco, Rua da Guia, Rua Álvares Cabral, Avenida Marquês de Olinda, Rua Dona Maria César, rua do Bom Jesus, Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Barbosa Lima, Rua Domingos José Martins e Rua Barão Rodrigues Mendes.

O acesso ao bairro continua pelas pontes Giratória, Buarque de Macedo e do Limoeiro, além da Avenida Cais de Apolo e do Cais de Alfândega. A rua do Observatório estará aberta sob fluxo controlado e para estacionamento para portadores de necessidades especiais.

A Prefeitura do Recife disponibilizará gratuitamente o seu estacionamento. Serão oferecidas quatro vans, que vão realizar o traslado até as ruas onde estarão ocorrendo as atrações de lazer. O serviço começa às 7h e termina às 23h, com expectativa de espera em torno de 10 a 15 minutos.

MAIS OPÇÕES
Os ciclistas poderão utilizar, das 7h às 16h, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, presente nas zonas Norte, Sul e Oeste, com convergência no Marco Zero. Outra opção é a feirinha do Bom Jesus, que acontece das 14h às 22h, assim como a feirinha do Prodarte.

A Caixa Cultural exibe, a partir das 14h, três curtas e um longa: "Tratado de Liligrafia”, no qual sua protagonista se depara com o mundo da poesia, apresentado a ela pelo seu avô; “Tempo de Criança”, sobre o cotidiano de uma menina que tem que ser grande quando a mãe não está em casa; “As férias de Lord Lucas”, no qual um menino suspeita que sua irmã foi mordida por um vampiro, vivendo momento hilários e confusos para livra-la dessa maldição; e "Brichos", que será exibido às 16h, narrando as aventuras de um trio de animais adolescentes.

A corrida The Color Run, de 5 km, também tem como palco o Recife Antigo, com largada do Forte do Brum às 8h e chegada no Paço Alfândega, com término às 10h. A cada quilômetro, uma cor é disparada por voluntários em cima dos corredores. A coloração é composta por amido de milho e corante alimentício. Na linha de chegada, é a vez de todos os participantes jogarem cores entre si, ao som de Dj’s.

Mais lidas