Será o fim?

Astrônomo acredita que asteroide pode destruir a Terra em fevereiro

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 27/01/2017 às 21:30
Leitura:

A Nasa calcula que o cometa 2016 WF9 está previsto para chegar à órbita da Terra no dia 16 de fevereiro / Foto: Nasa

A Nasa calcula que o cometa 2016 WF9 está previsto para chegar à órbita da Terra no dia 16 de fevereiro Foto: Nasa

O asteroide 2016WF9 previsto para passar próximo à Terra, no dia 16 de fevereiro de 2017, poderá causar uma grande destruição no planeta, de acordo com um especialista em astronomia entrevistado por um jornal britânico. Uma possível colisão do objeto com a Terra daria o fim a atual civilização, provocando um grande tsunami, segundo o cientista. Por outro lado, a Nasa diz que a proximidade do corpo celeste não representa perigo ao planeta.

Os astrônomos ainda não sabem a origem do 2016WF9 com precisão, nem determinaram se o objeto é um asteroide ou um cometa sem nuvem de poeira. Ainda de acordo com os especialistas, o corpo celeste tem pelo menos um quilômetro de diâmetro, visto pela última vez no dia 27 de novembro de 2016.

Os cientistas, coordenadores da missão espacial Neowise, relataram ainda que a descoberta foi feita a partir de uma observação de um telescópio com ondas infravermelhas. Recentemente, a agência internacional revelou que não sabia como proteger a Terra em casos de ameaças de algum asteróide, pois as estratégias se resumem apenas aos papéis.

Raros asteroides acabariam com a Terra

Segundo os astrônomos, são raros os grandes asteroides com poder de acabar com a atual civilização. A Nasa ameniza ao dizer que a probabilidade de um deles atingir a Terra é de um em cada 50 ou 60 milhões de anos. Depois de um asteroide exterminar os dinossauros, muitas pessoas ainda pensam que o próximo poderá acabar de uma vez a Terra.

Mais lidas