Crença

Sexta-feira 13 ao lado de um gato preto? Sim, nós amamos!

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 12/01/2017 às 20:16 | Atualizado em 27/10/2022 às 17:21
Leitura:
Criadores de gatos pretos desmistificam crença de azar e alertam para maldades contra os bichanos na data / Foto: Gustavo Belarmino/ NE10

Criadores de gatos pretos desmistificam crença de azar e alertam para maldades contra os bichanos na data Foto: Gustavo Belarmino/ NE10

Não quebrar espelho, evitar passar por baixo de escada e, o mais temido de todos, encontrar com um gato preto. Essas são algumas das superstições de quem acredita que a Sexta-feira 13 possa trazer algum tipo de azar. Mas criadores de gatos pretos desmistificam crença de má sorte e alertam para maldades contra os bichanos na data.

"Gato preto é só amor e azar de quem acha que um bicho pode trazer algum tipo de ruindade", defendeu a jornalista Maiara Melo, de 24 anos, que adotou um felino há seis meses. O encontro poderia ter sido de uma situação menos cruel. Em julho de 2016, pelo menos 10 gatinhos foram mortos envenenados no entorno do Mercado da Encruzilhada, Zona Norte do Recife.

Dos sobreviventes, ao menos três gatos pretos foram disponibilizados por uma ONG do Grande Recife para adoção. "De todos, Filó era a gata mais linda. Ela tem os olhos amarelos e toda pretinha", descreveu a jornalista. No outro, a instituição deixou o bicho em sua casa.  "Ela era bem miudinha. Chegou bem debilitada e magrinha. A partir daí, a gente cuidou, castrou, vermifugou e levou ao veterinário", lembra.

Receosa com a Sexta-feira 13, dia em que algumas pessoas costumam maltratar os gatos pretos, Maiara diz que deixará o animal trancado. "Ela não vai sair de casa. Muita gente, além de ter preconceito e superstição, pega para fazer magia negra", preocupa-se. Mesmo criando um felino, hoje ela não tem medo da data. Maiara lembra que já foi muito supersticiosa na adolescência.

Quando começou a crença?

Muita gente já deve ter se perguntado de onde surgiu a crença da Sexta-feira 13. A história começou a ganhar capítulos, em 1907, depois de uma publicação do livro chamado Sexta-feira 13, publicado pelo corretor de ações Thomas Lawson. Essa foi a inspiração para a mitologia em torno da data.

A obra conta a história sombria de um corretor de Wall Street, que manipulava o valor de ações para se vingar de seus inimigos, deixando-os na miséria. Das duas datas marcadas para este ano, esta é a primeira Sexta-feira 13 do ano, com outra marcada para outubro.

Qual é a sua opinião?