Influência da Lua

Recife não está abaixo do nível do mar, mas ruas alagam na maré alta

Mariana
Mariana
Publicado em 06/04/2016 às 18:03
Leitura:

Ruas podem ficar alagadas apenas por causa da maré alta / Foto: Luiz Pessoa/ NE10

Ruas podem ficar alagadas apenas por causa da maré alta Foto: Luiz Pessoa/ NE10

Recife, historicamente, convive com alagamentos em ruas e avenidas. E nem sempre em decorrência de fortes chuvas. A maré alta, quando atinge o ápice pelos sistemas de medição e divulgação da tábua de marés, provoca pontos de acúmulo de água em diversos locais da capital pernambucana, mesmo em dias ensolarados. Influenciadas pela fase da Lua Nova, as marés também chegam a atingir altos níveis.

LEIA MAIS:
» Maré alta no Recife deixa a cidade com pontos de alagamento
» Maré alta deve deixar ruas do Recife alagadas
» Maré alta castiga a orla de Boa Viagem

Segundo o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em hidráulica e recursos hídricos Jaime Cabral, esse problema acontece porque o Recife é uma cidade plana, e os locais mais baixos tendem a sofrer com a maré muito alta. "A água demora mais a escoar nesses locais nas galerias. Há casos também de tubulações e encanamentos entupidos dificultam o escoamento da água", afirma.


ABAIXO DO NÍVEL DO MAR?

Bairro de Santo Amaro sofre com maré alta

Bairro de Santo Amaro sofre com maré altaFoto: Priscila Miranda/NE10

O Recife, ao contrário do que muita gente pensa, não fica abaixo do nível do mar. "A capital pernambucana é plana e baixa, mas fica entre 2 e 8 metros acima do nível do mar. Se ficássemos abaixo, precisaríamos construir diques de contenção, como acontece em Amsterdam, na Holanda", afirma o professor. O professor lembra que, como há pontos bastante baixos no Recife, existem estruturas na cidade que ajudam a escoar melhor a água das marés.

"A Avenida Agamenon Magalhães, por exemplo, foi construída num local onde era área de mangue, portanto muito plano e baixo. Para a água escoar bem em dias de chuva e maré alta, foram instalados contensores em dois pontos da avenida, um próximo à Marinha, em Santo Amaro, e outro na Ilha do Leite, já no final da Agamenon", explica o professor.

 

Mais lidas