Tratamento

Confira os benefícios da acupuntura para saúde

Cássio Oliveira
Cássio Oliveira
Publicado em 23/03/2017 às 13:30
Leitura:

A acupuntura pode ajudar pessoas que sofrem de dores, stress, ansiedade,  enxaqueca e outros problemas / Foto: Pixabay

A acupuntura pode ajudar pessoas que sofrem de dores, stress, ansiedade, enxaqueca e outros problemas Foto: Pixabay

Técnica milenar na medicina chinesa, a acupuntura pode ajudar pessoas que sofrem de dores, stress, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos, traumas em geral, problemas reumáticos e aqueles que sofrem de sintomas vagos e que não conseguem um alívio com tratamentos convencionais.

Utilizada quando o paciente está em busca de um tratamento em que não é preciso utilizar remédios, a acupuntura emprega agulhas finas de metal, dos mais variados tamanhos, cuidadosamente colocadas sobre os acupontos, ou seja, pontos localizados nos Meridianos que permeiam o corpo para obtenção de efeito terapêutico.

De acordo com o clínico Dirceu Sales, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), "o procedimento é seguro e quase desprovido de efeitos colaterais. Desde que realizada por médico capacitado. Reações adversas à acupuntura estão em geral associadas à má formação de quem a pratica".

Foto: Pixabay

O médico explicou também que acupuntura não faz a pessoa parar de fumar. "Quem para de fumar é o fumante. A acupuntura apenas age em determinadas áreas do cérebro contribuindo na amenização da chamada “síndrome de abstinência”, mas a acupuntura não tem agulhas mágicas que emagrecem ou fazem a pessoa parar de fumar", explicou Sales.

Ainda de acordo com o doutor, a acupuntura pode ser utilizada em diversas áreas como ginecologia, combate à asma, dores de cabeça, reumatologia, artrite e artrose, dores musculares e até na psiquiatria.

Como nesta quinta-feira (23) é comemorado o Dia do Acupunturista, o Portal NE10 traz uma lista de alguns dos benefícios que podem ser obtidos através da técnica.

Trata dores de cabeça

a

É cada vez maior a procura pelo tratamento da acupuntura para ajudar a prevenir e minimizar as crises da enxaqueca e as dores de cabeça. A aplicação de agulhas nos pontos definidos pela acupuntura para aliviar dores, tensões e/ou estresse. O efeito de alívio de dores se dá pois quando aplicada a agulha ocorre liberação de endorfina, que é um hormônio, e age no organismo como se fosse um analgésico natural.

Minimiza sintomas de ansiedade e estresse

A técnica milenar chinesa também pode ser uma opção para tratamentos de distúrbios emocionais, como a ansiedade e o estresse. Isto porque ela estimula a produção dos hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina). A acupuntura também proporciona relaxamento, dispersando a ansiedade e as tensões através do equilíbrio das energias do corpo.

Alívio de dores lombares

A Acupuntura tem um longo histórico no alívio de lombalgias agudas e crônicas de diversas etiologias, desde dores musculoesqueléticas até dores causadas por hérnias de disco leves e moderadas. Dores agudas e crônicas – principalmente as lombalgias – ainda são os principais motivos que levam as pessoas à procurarem um médico ou médico acupunturista.

Foto: Divulgação

Estudos mostram que mais de 80% das pessoas terá um episódio de dor nas costas durante a sua vida. Diversos estudos científicos reforçam a eficácia da Acupuntura no alívio destas dores, ajudando os pacientes a diminuir o número de medicamentos de uso contínuo e seus efeitos colaterais.

Asma e bronquite

A acupuntura pode ter efeitos benéficos no tratamento da asma, que é uma doença crônica inflamatória das vias aéreas pulmonares, resultando em uma obstrução variável destas vias aéreas e também uma hiper-responsividade delas, com a presença de diversos sintomas como dispneia (falta de ar ou sensação de que o ar não chega aos pulmões), sibilos, apertos no peito, e tosse. A acupuntura age diminuindo a quantidade de células inflamatórias, reduzindo as lesões ao redor dos brônquios e alvéolos pulmonares.

Alivia sintomas TPM

A acupuntura pode aliviar o nervosismo, cólicas, retenção de líquidos, dores de cabeça e o mau humor tão característicos do período pré-menstrual. Neste caso, as agulhas são espalhadas por pontos específicos da barriga próximos ao umbigo, do pé, da cabeça e da orelha. Assim, a acupuntura busca regular o sistema nervoso, o funcionamento do fígado e os hormônios. O tratamento leva de oito a dez sessões, sendo uma por semana. Depois, Daiane sugere a manutenção mensal, na semana anterior à menstruação.

Curiosidades sobre a acupuntura

  • Experiências com ratos demonstraram que a acupuntura pode até triplicar os efeitos de um composto natural conhecido por suas funções antiinflamatórias e analgésicas.
  • Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos EUA, observaram que tecidos próximos das agulhas tinham até 24 vezes mais adenosina, sugerindo que a imperceptível perfuração da pele possa acionar tanto o acúmulo da substância em tecidos mais externos da pele, como também a sinalização ao cérebro para criar endorfinas naturais contra a dor.
  • De acordo com a medicina chinesa, os meridianos energéticos que atravessam o corpo são afetados por energias “perversas”, que afetam o organismo de forma geral. Apesar de soar místico, a própria tradição ocidental considera que ventos, bactérias, vírus, lesões, traumas, ansiedades, frio ou calor constituam boa parte das energias “perversas”. A medicina moderna concorda.
  • Nem apenas de agulhas vive a acupuntura: a estimulação de pontos de acupuntura pode ser feita também pelos dedos (acupressão), com pedras quentes, laser e muitas outras técnicas. O importante, pregam os defensores da prática, é que os fluxos energéticos sejam retomados e a energia do corpo equilibrada.

Mais lidas