Doença tropical

Conheça a mosca que pode causar sono profundo

NE10
NE10
Publicado em 12/01/2017 às 8:55
Leitura:

Mosca pode causar também confusão mental e distúrbio de personalidade / Foto: reprodução

Mosca pode causar também confusão mental e distúrbio de personalidade Foto: reprodução

As doenças tropicais causadas por mosquitos não são novidade no Brasil. Os surtos do mosquito Aedes Aegypti comprovam que estamos constantemente em alerta por conta desses vetores. Mas existe outro tipo de inseto que pode causar transtornos, como a mosca Tsé-Tsé.

Segundo pesquisadores, ela é capaz de passar várias doenças, mas uma delas em especial pode ser mais perigosa, causada por um parasita. Se trata da Tripanossomíase Humana Africana (THA) ou popularmente conhecida como doença do sono.

Após a mordida do mosquito, os sintomas começam a aparecer, como febre, dores de cabeça e musculares. Depois, cansaço extremo é sentido pelo paciente, é daí que vem o nome. 

No início do século vinte, centenas de milhares de pessoas chegaram a morreram por conta da doença. Já na década de 1960 a doença foi considerada sob contole, com baixíssimos número de casos. Na década seguinte houve a epidemia, que demorou 20 anos para ser controlada.

Atualmente, os casos voltaram a diminuir, mas ainda são comuns em áreas rurais da África. Até hoje estudos vêm descobrindo novas informações sobre a doença.

Parasita também pode residir na pele e na gordura

A doença sempre foi tratada como sendo do sangue. Mas um novo estudo publicado em setembro do ano passado traz a informação de que o parasita também pode residir na pele e na gordura.

Os pesquisadores relatam ainda que uma pessoa pode ter a doença e não possuir os sintomas, mas ainda assim se capaz de espalhá-la. Com essa descoberta, é necessária uma nova possibilidade de tratamento, diferente da que é feita no sangue.


Mais lidas