Estresse

Brasileiro é segundo mais estressado do mundo, aponta pesquisa

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 11/01/2017 às 18:20
Leitura:

Brasileiro só perde para o japonês como o mais estressado do mundo / Foto: freeimages

Brasileiro só perde para o japonês como o mais estressado do mundo Foto: freeimages

O estresse tem afetado bastante a população brasileira. Prova disso é a pesquisa realizada pela Associação Internacional do Controle ao Estresse, que aponta que o brasileiro é o segundo mais estressado do mundo, perdendo apenas para o japonês. O estudo também mostra que 70% dos entrevistados culpam o trabalho pelo problema.

“O estresse é um somatório de situações. Infelizmente, o trabalho tem uma importância muito grande na vida de qualquer sujeito num mundo em que vivemos, capitalista, em que é preciso ter dinheiro. Somado ao medo do desemprego e a pressão de chefes no trabalho, tudo é uma carga grande”, afirma a psicóloga Patrícia Amazonas, professora da Uninassau. 

O desequilíbrio físico e emocional podem acarretar uma série de problemas. “Apatia, isolamento, introspecção. Fisicamente, pode provocar queda de cabelo, problemas de pele, taquicardia, ansiedade e outros sintomas”, lista a psicóloga.

Ela ainda alerta que é importante perceber o que está afetando e mudar hábitos. "Às vezes a gente confunde estresse com cansaço, o que uma boa noite de sono consegue melhorar o problema. Já o estresse pode provocar insônia. A pessoa deve identificar o que no incomoda e aprender a dizer 'não' ao acúmulo de coisas e reservar momentos de descanso e lazer. É iimportante se desligar do trabalho quando não se está nele", aconselha Patrícia.


Mais lidas