Arboviroses

Mais de 80% dos focos de Aedes aegypti estão nas residências

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 04/01/2017 às 20:18
Leitura:

Mosquito é responsável por transmitir dengue, zika e chicungunha / Foto: reprodução

Mosquito é responsável por transmitir dengue, zika e chicungunha Foto: reprodução

O Aedes aegypti é o transmissor dos vírus da dengue, zika e chicungunha. Segundo Mattos, apesar de as três doenças preocuparem as autoridades, a chikungunya merece mais atenção porque tem sintomas que podem durar meses e porque poucas pessoas estão imunes ao vírus.

“Das arboviroses [doenças transmitidas por mosquitos], não podemos relaxar com nenhuma delas, como a dengue e a zika, pelo comprometimento de mulheres grávidas, podendo levar à microcefalia. Mas a chicungunha causa sintomas de dor articular e a cronificação desses sintomas, pois as pessoas podem ficar até dois anos sentindo dor”, disse o secretário durante encontro de treinamento com profissionais de saúde.

Segundo ele, os cariocas são suscetíveis à chicungunha pois ainda não tiveram imunidade adquirida contra ela. “Segundo estudos da Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz], essa taxa de ataque é de 30% a 50%. Em uma população de 6,5 milhões de pessoas, poderá chegar a 3 milhões de infectados e nenhum sistema de saúde dá conta disso.”

Segundo Mattos, já foram registrados 13 mortes por conta da chicungunha, por arritmia cardíaca ou embolia pulmonar.

Mais lidas