Hábitos alimentares

Mulheres consomem mais açúcar do que homens, confirma pesquisa

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 31/05/2016 às 17:50
Leitura:

Entre as entrevistadas, 45% preferem bolos, doces caseiros, biscoitos e bolachas / Foto: reprodução

Entre as entrevistadas, 45% preferem bolos, doces caseiros, biscoitos e bolachas Foto: reprodução

Que as mulheres são grande apreciadoras dos doces não é novidade para (quase) ninguém. Agora, uma pesquisa feita pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia confirmou que das pessoas que fazem uso do açúcar, 53,5% são do sexo feminino. E mais: o estudo revelou que a oscilação hormonal durante a tensão pré-menstrual (TPM) é determinante para a maior procura pelas guloseimas.

Na pesquisa “Consumo equilibrado: uma nova percepção sobre o açúcar”, entre as escolhas favoritas das entrevistadas, 45% preferem bolos, doces caseiros, biscoitos e bolachas. Já o chocolate é a preferência de 37% das mulheres. Para o cardiologista Daniel Magnoni,chefe de nutrição do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o açúcar é mais consumido pelo sexo feminino por questões adicionais, como a TPM, funcionando conforme um “controlador” de emoções.

“A oscilação hormonal durante a TPM é um fator determinante para a maior procura pelo açúcar. Durante o período que antecede a menstruação há uma queda no nível de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Uma vez em queda, existe um aumento da fome, principalmente pelos doces, na tentativa de regularizar este nível”, explicou o médico.

Ainda de acordo com a pesquisa, 65% das entrevistadas disseram que usam o açúcar refinado nas preparações alimentares. Já o menos utilizado é o light - somente 0,45% afirmam consumi-lo. Estes dois tipos de açúcar, classificados como branco, são regularmente adicionados em diversos produtos industrializados, assim como nas receitas de bolos e doces, café, chás, sucos e leite.

Mais informações sobre a pesquisa:

- 71% dos entrevistados consomem açúcar habitualmente;
- 85% têm preferência pelo tipo branco;
- 88% afirmam adicionar açúcar ao café e ao chá;
- 26% ingerem alimentos açucarados todos os dias;
- Menos da metade dos diabéticos entrevistados consome açúcar;
- 67% dos que praticam atividade física consomem açúcar. Destes, 73% têm o peso normal.

Mais lidas