Imunização

Começa neste sábado campanha de vacinação contra gripe H1N1 no Estado

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 29/04/2016 às 18:38
Leitura:

Cerca de 1 milhão de doses chegou ao Estado para imunizar os grupos prioritários, totalizando 80%  / Foto: Reprodução

Cerca de 1 milhão de doses chegou ao Estado para imunizar os grupos prioritários, totalizando 80% Foto: Reprodução

A campanha de vacinação contra a gripe influenza H1N1 começa neste sábado (30) em todo País. Até o momento, foram disponibilizadas um milhão de doses para imunizar cerca de 80% dos grupos considerados prioritários em Pernambuco. Com isso, um esquema especial foi montado para as pessoas receberam a imunização no Grande Recife. A ação segue até o dia 20 de maio. A vacina também protege contra os vírus A H3N2 e B. 

No Recife, serão disponibilizadas 166 unidades de vacinação, que estão espalhadas por toda Capital. A imunização ocorre nos postos de saúde, Upinhas, policlínicas e maternidades, das 8h às 17h. Ao todo, 365.490 pessoas devem receber a dose. Já em Olinda, no Grande Recife, a campanha de imunização já começou desde a última segunda-feira (25), mas os postos de saúde e policlínicas estarão funcionando neste sábado. O atendimento ocorre das 7h às 17h nas policlínicas, e das 8h às 17h nos postos de saúde. Mais de 86 mil pessoas devem ser imunizadas. 

Em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), ao todo, 111 postos de vacinação fixos e volantes estarão abertos das 8h às 17h. A meta no município é proteger 131.739 pessoas consideradas prioritárias. Já em Abreu e Lima, também na RMR, a campanha será realizada na Praça São José, no centro do município, também das 8h às 17h. A expectativa é imunizar mais de 20 mil pessoas.

A proteção é voltada para os grupos prioritários formados por: crianças de 6 meses a menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, trabalhador de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além dos adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativa. 

A imunização é apenas eficaz durante o período de um ano, por isso, a importância de reforçar a dose, segundo o Ministério da Saúde. A vacina é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou qualquer componente da fórmula. Também não é recomendada para quem apresentar doenças agudas febris moderadas ou graves. Nesse caso, a orientação é adiar o prazo até que o quadro seja estabilizado.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. A dose ainda pode reduzir em 40% os casos de síndrome gripal.

H1N1 - A gripe é uma doença respiratória provocada pelo vírus influenza do tipo A. Em 2009, o Brasil teve um surto da doença. Este ano, o vírus influenza voltou a assustar os brasileiros. Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. A H1N1 pode causar falta de ar, dores no peito, tontura, confusão mental, fraqueza, desidratação. Crianças pequenas podem ter dificuldade respiratória e se recusar a ingerir líquidos. A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência.

Mais lidas