Mosquito

Igreja Católica também entra na luta contra Aedes aegypti no Recife

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 03/12/2015 às 10:53
Leitura:

Prefeito Geraldo Julio (esquerda) se reuniu com dom Fernando Saburido (direita) e outros representantes do governo e igreja / Foto: Carlos Eduardo Santos/PCR/Divulgação

Prefeito Geraldo Julio (esquerda) se reuniu com dom Fernando Saburido (direita) e outros representantes do governo e igreja Foto: Carlos Eduardo Santos/PCR/Divulgação

A Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) vai entrar na briga contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a chicungunha e a zika, já a partir da Festa do Morro da Conceição, que segue até a próxima terça-feira (8) na capital pernambucana. Os detalhes da participação da Igreja Católica foram definidos em reunião com o prefeito Geraldo Julio no Palácio dos Manguinhos, sede da AOR, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. O anúncio da parceria ocorre um dia depois que o Exército anunciou seu plano de combate ao mosquito, a partir desta sexta (4).

Ao todo, participarão as 120 paróquias de 19 municípios (Região Metropolitana mais Vitória de Santo Antão, Pombos, Escada, Amaraji e Primavera) que integram a arquidiocese, de acordo com o arcebispo, Dom Fernando Saburido. "O nosso desejo é fazer na nossa arquidiocese um quartel general para poder agir nesta questão", afirmou. Segundo Saburido, cerca de 1,8 milhão de pessoas dessas cidades alegaram ser católicas em pesquisa recente do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).

Os planos da igreja incluem avisos sobre o combate ao mosquito no fim das missas e a colocação de folders informativos nos jornais de acompanhamento das missas. As pastorais da Saúde e da Juventude ficarão à frente das ações, que serão discutidas em reunião do conselho das pastorais neste sábado (5). Outra oportunidade de discutir o assunto será no dia 16, quando haverá uma confraternização do clero.

Reunião aconteceu no Palácio dos Manguinhos, no bairro das Graças

Reunião aconteceu no Palácio dos Manguinhos, no bairro das GraçasFoto: Ana Maria Miranda/NE10

"A gente vai procurar todas as igrejas evangélicas e todos que possam mobilizar a sociedade", afirmou o prefeito Geraldo Julio, quando questionado se a parceria será estendida a outras igrejas e religiões. Além do prefeito e do arcebispo, participaram da reunião o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia; o secretário de Governo, Sileno Guedes; o coordenador arquidiocesano de Pastorais, padre Josenildo Tavares; e o coordenador da Pastoral da Saúde - Regional Nordeste, Vandson Holanda.

Convidado pela igreja Católica, o Banco do Brasil também participará do enfrentamento ao Aedes aegypti. "O banco vai trabalhar dentro das agências, fazendo a divulgação através de cartazes e panfletos que serão distribuídos pela prefeitura; faremos um trabalho junto aos terminais de autoatendimento", explica o superintendente estadual do BB, Marcos Ticianeli.

No Estado, são 193 agências do Banco do Brasil e aproximadamente 4 milhões de correntistas. A instituição bancária também pretende convidar a população a fazer doações em uma conta a ser criada. De acordo com Ticianeli, ações semelhantes foram realizadas nas enchentes ocorridas em Santa Catarina e São Paulo.

OUTRAS PARCERIAS - Nesta sexta-feira (4), Geraldo Julio terá reunião com representantes das escolas particulares para discutir o apoio dentro das salas de aula. As escolas municipais já foram orientadas para passar informações aos alunos. Nessa quarta (3), a prefeitura se reuniu com o Sindicato dos Panificadores, quando ficou decidido que as sacolas dos estabelecimentos terão informações sobre o combate ao Aedes aegypti. "O convívio que o Brasil teve com o mosquito da dengue até aqui é diferente de tudo o que a gente deve ter no futuro", cravou.

O Exército colocou à disposição mais de 700 homens para apoiar o trabalho dos agentes de saúde no controle do vetor na RMR e nos municípios com maior incidência de casos das doenças na Zona da Mata, Agreste e Sertão pernambucanos.

No último fim de semana, a cidade do Recife e o Governo do Estado declararam situação de emergência por causa do aumento de ocorrências de microcefalia na cidade. Na segunda (1º), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) emitiram alerta epidemiológico global sobre infecção por zika, malformações congênitas (como a microcefalia) e síndromes neurológicas.

Até 28 de novembro, 1.248 casos de microcefalia fora notificados no País, em 311 municípios de 13 Estados e o Distrito Federal, segundo dados da última segunda-feira (30) do Ministério da Saúde. Pernambuco registra o maior número de casos suspeitos (646) e 211 confirmados.

Mais lidas