Dieta dos pontos

Morre endocrinologista Alfredo Halpern, criador da dieta dos pontos

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 25/11/2015 às 11:32
Leitura:

Endocrinologista Alfredo Halpern lutava havia um ano contra um câncer de pâncreas / Foto: reprodução/Facebook

Endocrinologista Alfredo Halpern lutava havia um ano contra um câncer de pâncreas Foto: reprodução/Facebook

Morreu na madrugada desta quarta-feira (25) o endocrinologista Alfredo Halpern, aos 74 anos. Ele era professor-livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e consultor do programa Bem Estar, da TV Globo. Um dos médicos mais conceituados da especialidade no Brasil, Halpern lutava contra um câncer de pâncreas havia um ano.

O endocrinologista é conhecido por ter criado a "dieta dos pontos" e combater formas radicais de emagrecimento. A dieta consiste em um sistema de pontos para facilitar a contagem de calorias e não tem restrição alimentar, mas prioriza o equilíbrio na hora da escolha dos alimentos.

Halpern publicou vários livros médicos; mais de 200 artigos nacionais e internacionais na área e capítulos escritos em mais de 30 livros médicos. O Bem Estar desta quarta reproduziu alguns dos melhores momentos do médico no programa, em sua homenagem.

Alfredo Halpern nasceu em São Paulo em 29 de agosto de 1941. Se especializou em endocrinologia na USP em 1969, onde se tornou professor efetivo em 1986 e, em 1977, criou o grupo geral de endocrinologia.

Halpern era casado e deixa cinco filhos e uma neta. O enterro será às 14h30 (de Brasília) no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo.

Mais lidas