Conscientização

Prédio da PCR é iluminado em campanha de conscientização sobre a epilepsia

Paula Schver
Paula Schver
Publicado em 26/03/2015 às 20:22
Leitura:

Dez monumentos brasileiros foram escolhidos para receber a iluminação / Foto: Daniel Tavares/Divulgação PCR

Dez monumentos brasileiros foram escolhidos para receber a iluminação Foto: Daniel Tavares/Divulgação PCR

O edifício sede da Prefeitura do Recife, na área central da capital pernambucana, recebeu uma iluminação especial na cor roxa na noite desta quinta-feira (26). A iniciativa faz parte de uma campanha de conscientização da epilepsia.

Nesta quinta acontece o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, e dez monumentos brasileiros foram iluminados como forma de chamar a atenção para a data.  O objetivo é destacar a importância da sociedade se informar a respeito da doença.

“O Purple Day, ou Dia Roxo, representa um esforço internacional para aumentar a consciência sobre a epilepsia em todo o mundo”, informa a Dra. Adélia Henriques Souza,  neurologista infantil e presidente da Liga Brasileira de Epilepsia.

Já o secretário executivo de administração da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas do Recife, Rodrigo Chagas, salienta que a ação lembra os recifenses da importância de tratar e cuidar das pessoas que possuem a doença. "Como no Outubro Rosa, quando iluminamos o prédio em prol da causa do câncer de mama, este ato leva mais conscientização e informação à população da cidade", pontuou o secretário.

Para o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, vale lembrar que a epilepsia é uma doença bastante comum e com tratamento eficaz. “As pessoas que têm o problema vivem uma vida normal e com êxito em suas carreiras. No entanto, ainda há muito preconceito por parte de quem desconhece a doença, e um dia dedicado à conscientização colabora para a desmistificação de conceitos”, afirmou Correia, lembrando ainda que um diagnóstico adequado deve ser feito o mais rápido possível, o que propicia ao paciente uma vida normal.

A iniciativa de iluminação dos monumentos é da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) e Liga Brasileira de Epilepsia (LBE e UCB). A data foi criada em 2008 pela canadense de nove anos Cassidy Megan, em parceria com a Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS).

A presidente da ABE,  Dra. Laura Maria Guilhoto, explica que a mobilização é importante para promover a inclusão social dos portadores da doença, uma vez que a informação é crucial: “O Purple Day é um dia de conscientização, para que se encare a doença com mais naturalidade, já que aproximadamente 2% da população tem epilepsia em algum momento da sua vida. A data faz com que as pessoas prestem atenção na cor roxa e pensem em epilepsia pelo menos um dia, mostrando que quem vive com a doença não estão sozinho”.

SOBRE A EPILEPSIA - A epilepsia é uma síndrome caracterizada pela alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, indicando que um grupo de células cerebrais se comporta de maneira instável, causando reações físicas conhecidas como crises epilépticas. As crises duram alguns segundos ou minutos, variando de um caso para outro, e podem ser acompanhadas por diversas manifestações clínicas, como contrações musculares, mordedura da língua, salivação intensa, sensação de “desligamento” por alguns segundos, movimentos automáticos e involuntários do corpo, percepções visuais ou auditivas estranhas e alterações transitórias da memória. São estas reações que, muitas vezes, fazem com que a pessoa sofra discriminação.

Mais lidas