Orientação

Um, dois ou três litros de água por dia: você sabe quanto precisa beber?

Publicado em 16/01/2015, às 18h00 | Atualizado em 16/01/2015, às 20h20

Mariana DantasDo NE10

Apesar de a melhor opção ser mesmo procurar um profissional, existe um cálculo geral que pode ser utilizado em adultos saudáveis / Ilustração: NE10

Apesar de a melhor opção ser mesmo procurar um profissional, existe um cálculo geral que pode ser utilizado em adultos saudáveis Ilustração: NE10

Você sabe a quantidade de água que precisa beber diariamente? É muito comum ouvir que um adulto precisa ingerir, no mínimo, dois litros por dia. Mas, na verdade, o número de copos diários para cada pessoa deve ser proporcional ao peso, idade, nível de atividade física, alimentação, função renal, grau de hidratação e até o clima onde reside. "Não há quantidade padrão, isso é mito. Existem pessoas, por exemplo, que precisam de menos de dois litros por dia, e outras, de mais de três”, explica a nutricionista clínica funcional Joyce Moraes.

A nutricionista, que também é professora da faculdade Maurício de Nassau, orienta que o ideal para descobrir a sua necessidade diária é procurar ajuda profissional. “É preciso conhecer os hábitos alimentares do paciente, se consume frutas ricas em líquido e sucos, além do seu cotidiano. Também existem alguns tipos de exames específicos, como de bioimpedância (avalia quantidade de água no organismo), aparência da pele e cor da urina”, explica.

Nutricionista Joyce Moraes alerta que a quantidade de água depende de vários fatores

Nutricionista Joyce Moraes alerta que a quantidade de água depende de vários fatores Foto: cortesia

CÁLCULOS PARA ADULTOS SAUDÁVEIS -
Apesar de a melhor opção ser mesmo procurar um profissional, existe um cálculo geral que pode ser utilizado em adultos saudáveis, com prática de exercício regular. O cálculo é bem simples, basta multiplicar cada quilo por 35ml de água. Um adulto com 70kg, por exemplo, deve beber diariamente 2,450 litros de água pura. Já uma pessoa com 60 kg, precisa 2,1 litros.

“É importante reforçar que esse cálculo não pode ser feito, por exemplo, em adultos que realizam atividade física de alto rendimento, pessoas com insuficiência renal, idosos ou crianças”, afirma a nutricionista. Em relação aos pequenos, ela explica que os valores de referência variam com a idade. No caso de um bebê entre seis meses e dois anos, é preciso multiplicar 150ml para cada quilo.

Os idosos e crianças também são mais suscetíveis à desidratação. Por causa da idade, os mais velhos têm a função renal prejudicada, digestão mais lenta, e os mecanismos que motivam a sede não funcionam como nos mais jovens. Já as crianças ainda estão com o sistema fisiológico em desenvolvimento e sua capacidade de ingestão é menor. “Quando são muito pequenas, as crianças sentem dificuldade para informar que estão com sede. Aliás, a sensação de sede é uma reação do organismo quando está carente de água, mas o ideal é não senti-la. Se você estiver bem hidratado, não terá sede”, explica.

FUNÇÃO – A água é fundamental nas reações metabólicas que ocorrem a todo instante no organismo. É responsável pela distribuição de nutrientes, auxilia na constituição do sangue, hidratação dos tecidos e ajuda a manter a temperatura corporal. Cerca de 60% do nosso corpo é composto por água.

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

  • De: iris maria- 03/10/2016 15:59 perfeita matéria.
  • De: Mauro- 19/01/2015 08:07 Essa matéria é do mesmo nível de uma em que um jovem veterinário afirmou que os cães não devem comer comidas de panela e comer apenas ração. Ora, essa história de ração surgiu recentemente. E antes de haver ração?
  • De: Mauro- 19/01/2015 07:47 Coitado dos alunos dessa professora...
  • De: beto- 18/01/2015 11:17 água
  • De: Mário- 18/01/2015 07:37 Muito importante sim, agente saber a quantidade exata de água, que precisamos tomar, valeu, abçs.
  • De: Gerson Lobo Silva- 18/01/2015 03:11 É claro que sei a quantidade de água que devo beber diariamente. É só prestar atenção ao meu corpo, toda vez que sinto sede eu bebo água. Simples assim, faça isso também, deixe a Natureza te guiar e não vá atrás de médicos e nutricionistas que impõem litros e litros de água por dia, isso é tudo besteira.
  • De: Joao D.Nanga- 18/01/2015 01:01 SE O SEU ORGANISMO NÃO TER ESTA CAPACIDADE O QUE SERÁ EM SI???
  • De: cerino ewerton de avellar- 17/01/2015 22:28 Concordo com FALADORPHB, a abordagem feita pelas nutricionistas é inócua, se você for consultá-las, vão dizer cuidado com alimentos que contenham lactose, glutem, edulcorantes, sódio, e etc... Concluindo: SE TIVER SEDE, BEBA ÁGUA
  • De: Luiz Roberto- 17/01/2015 22:06 Recentemente vi uma reportagem que dizia o contrário, que temos um mecanismo muito eficiente que nos ajuda a ficar hidratados, chamado sede e que portanto não precisamos ter essa preocupação de ingerir uma quantidade mínima por dia de água, além de também termos água nos alimentos que consumimos durante o dia, e que portanto essa necessidade só seria válida para crianças muito pequenas e idosos.
  • De: Faladorphb- 17/01/2015 19:20 A única quantidade de água que um ser humano deve beber diariamente é aquela que seu organismo realmente dá sinal que necessita beber, o resto é besteira de gente besta. O resto é só babaquice de gente besta. Mas vou deixar perguntas: Quantas vezes preciso Cag... por dia?
VEJA MAIS COMENTÁRIOS

Vitrine NE10
Vitrine NE10
Fechar vídeo