Verão

Cardápio balanceado ajuda a preservar os olhos em tempos de calor intenso

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 24/12/2014 às 15:40
Leitura:

Óculos escuros de qualidade não são os únicos aliados dos olhos contra os efeitos nocivos do sol neste verão / Foto: divulgação

Óculos escuros de qualidade não são os únicos aliados dos olhos contra os efeitos nocivos do sol neste verão Foto: divulgação

Ao falar de calor e desidratação muitas pessoas pensam apenas no suor que escorre pelo corpo. No entanto, é importante ficar atento aos olhos, uma vez que o sol pode causar danos à visão, além de ressecamento das lágrimas. Para se prevenir de qualquer inconveniente, oftalmologistas apontam a boa alimentação como uma saída para proteger os olhos.

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em São Paulo, a proteção da visão durante a exposição ao sol vai muito além do uso de óculos escuros de qualidade, chapéu ou boné. Para ele, uma alimentação rica em antioxidantes e outros nutrientes aumentam a defesa metabólica dos olhos. "Para que a alimentação tenha efeito protetor durante a exposição ao sol, quanto antes forem feitas alterações na dieta, melhor. O metabolismo não muda de uma hora para a outra", explicou o médico.

Estudos na área de oftalmologia mostram que a radiação ultravioleta (UV) emitida pelo sol aumenta em 60% a chance de surgir doenças como a catarata, mal que responde pelo maior número de cegueira tratável no Brasil. Outra alteração ocular decorrente da falta de proteção solar e que pode ser evitada com cuidados dietéticos é o ressecamento da lágrima. A falta de lágrima causa fotoceratite, inflamação da camada externa da córnea. Os sintomas são vermelhidão e sensação de areia nos olhos.

Especialista alertam para a necessidade de se manter bem hidratado nesse calor

Especialista alertam para a necessidade de se manter bem hidratado nesse calorFoto: divulgação

Sobre como montar uma dieta saudável para os olhos, a nutricionista Rebeca Lasmar garante que a fórmula pode se resumir em consumir alimentos ricos em vitaminas A, C e E. "Existem vários alimentos que trazem benefícios à saúde dos olhos, mas é bom ficar atento também à hidratação do nosso corpo. Precisamos ingerir muito líquido, como sucos, água, água de coco", alertou a especialista.

Segundo a nutricionista, o excesso de alguns alimentos pode prejudicar a visão. "É importante não exagerar no consumo de Vitamina A. É uma boa substância para os olhos, mas não deve ser consumida em abundância. Também acho importante alertar para os refrigerantes do tipo light. A longo prazo, esses, sim, são um grande perigo para a visão por serem ricos em sódio", ressaltou Lasmar.

Confira alguns dos alimentos ricos nas vitaminas que podem proteger a visão dos efeitos do sol:


- Cenoura, abóbora, mamão e goiaba  - Ricos em vitamina A, nutriente essencial para a saúde ocular. O primeiro sinal de deficiência de vitamina A é a cegueira noturna e o ressecamento dos olhos que causa turvamento da visão.

- Tomate, vinho tinto, frutas cítricas - Protegem os olhos da catarata e degeneração macular pela ação antioxidante da vitamina C, além de serem ricos em flavonóides que garantem a boa circulação e saúde dos vasos oculares.

- Cereais integrais, amêndoas, amendoim e avelã -
Funcionam como um bloqueador dos efeitos da luz solar por conterem vitamina E, um potente antioxidante que evita a formação precoce de catarata e a degeneração macular.

- Frutos do mar e castanha do Pará -
Compostos por selênio, podem reduzir o risco de degeneração macular quando combinados a alimentos ricos em vitamina E, A e C.

- Folhas verde-escuro, milho, cenoura, nabo  - Contêm luteína e zeaxantina, substâncias encontradas em grande concentração na parte central da retina, a mácula. Protegem os olhos absorvendo o excesso de luz e por serem  antioxidantes.

Mande registros do verão para o NE10, como fez @canadapao

Mande registros do verão para o NE10, como fez @canadapaoFoto: instragram

VEM COM O SOL -
Aproveitando o lançamento oficial da temporada mais quente do ano, o NE10, que tem como o símbolo o sol, convida todos os seguidores do portal (@portalNE10) na rede social a compartilhar seus registros com a gente, através da hashtag #Vemcomosol. A ideia é formar, durante a estação, uma grande galeria com registros tanto da equipe do portal quanto dos nossos curtidores. Valem imagens do nascer ao por do sol, de pontos turísticos, praia, piscina e tudo o mais que remeta ao verão e ao astro rei. Durante a temporada o portal, seus blogs e parceiros também vão trazer várias matérias sobre os cuidados com a pele, beleza, moda, comportamento para aproveitar ao máximo a estação.

Mais lidas