Reação Adversa

Ministério da Saúde recomenda que crianças alérgicas à lactose não tomem tríplice viral

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 19/11/2014 às 15:41
Leitura:

Nova data de vacinação será marcada para as crianças alérgicas.  / Foto: Divulgação

Nova data de vacinação será marcada para as crianças alérgicas. Foto: Divulgação

Após notificação de casos de reação adversa à vacina tríplice viral - contra sarampo, rubéola e caxumba - em crianças com histórico de alergia à lactose, o Ministério da Saúde está orientando às secretarias estaduais e municipais a não imunizarem este público como forma preventiva de evitar mais casos. A informação foi publicada, nesta quarta-feira (19), em site oficial.

Ao todo, foram notificados 28 casos em todo o Brasil, após o início de uma nova campanha de imunização que começou no dia 8 de novembro e acaba no dia 28 deste mês. Nenhum caso foi confirmado em Pernambuco.

Como alerta, o ministério reforçou que esses casos são apenas para as crianças que tenham alergia à lactose. Os pacientes intolerantes podem ser imunizados sem problema. Para as crianças alérgicas, o Ministério da Saúde marcará outra data no calendário de vacinação.

Este tipo de vacina tríplice viral está sendo utilizada desde junho e atendeu mais de 4,4 milhões de crianças no País. O produto é proveniente do laboratório Serum Institute of India Ltd., um dos três farmacêuticos que fornecem para o Sistema Único de Saúde (SUS) e pré-qualificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Todos os lotes utilizados passaram por análise do Instituto de Qualidade em Saúde (INCQS) e foram aprovados para uso. Com episódios de reações adversas, novas análises constataram a presença de lactoalbumina hidrolisada. Apesar de não existir contraindicação desta proteína para pessoas alérgicas ao leite, o ministério considerou melhor a suspensão.

As crianças que apresentaram reação passam bem. Nenhuma delas está internada. 

Mais lidas