Bloqueio

Ministério da Saúde anuncia novas medidas de monitoramento do ebola

Amanda Duarte
Amanda Duarte
Publicado em 31/10/2014 às 11:42
Leitura:

O procedimento já é adotado em aeroportos internacionais. Após triagem, passageiros oriundos de países afetados pela epidemia vão receber do informações sobre a doença pelo SUS.  / Foto: AFP

O procedimento já é adotado em aeroportos internacionais. Após triagem, passageiros oriundos de países afetados pela epidemia vão receber do informações sobre a doença pelo SUS. Foto: AFP

O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (31), novas medidas de monitoramento de viajantes vindos de países da África Ocidental afetados pelo ebola, como Libéria, Serra Leoa e Guiné, na chegada ao Brasil. A estratégia já começa a ser implementada nesta sexta no Aeroporto Internacional de Guarulhos , em São Paulo.

Depois de passar por uma triagem, os passageiros receberão um folder informativo disponível em português, inglês, espanhol e francês com orientações sobre sinais da doença e sobre o SUS. "Passageiros que passam pela triagem recebem informações que o Sistema de Saúde do Brasil é universal e gratuito" comenta Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. "É muito importante informar os viajantes que eles poderão procurar o SUS gratuitamente", reitera ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Os passageiros também terão informações de origem colhidas e temperatura aferida. "O mais importante do cartão da entrevista é data de entrada do passageiro no País. Ela é que define as próximas ações", afirmou Arthur Chioro.

A nova medida, já adotada em países como Estados Unidos e Inglaterra, vem para reforçar as ações de preparação do Brasil para a eventual ocorrência de caso suspeito de ebola. "Essas ações nos dão mais capacidade de trabalhar de forma articulada com os órgãos de saúde", afirma o ministro da Saúde.

A ação será realizada pelo Ministério da Saúde juntamente com a Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Aeroporto de Guarulhos. A medida serve como 2º bloqueio sanitário, já que todos que saem de áreas afetadas pela doença já são entrevistados na saída.

AEROPORTOS ENVOLVIDOS NA AÇÃO - Na 2ª quinzena de novembro, os aeroportos do Galeão (RJ), e Pinto Martins (CE), em Fortaleza, também adotarão o monitoramento. Junto com o Aeroporto de Guarulhos (SP), os três aeroportos são responsáveis por 97% da chegada de estrangeiros no Brasil.

Também está prevista a adoção das medidas nos aeroportos internacionais de Brasília (DF), Viracopos (SP) e Salvador (BA). As novas medidas de monitoramento no aeroporto foram testadas em um simulado nessa quinta-feira (30), em Guarulhos, com todos os órgãos envolvidos. 

Mais lidas