Icesp

Pesquisa mostra que idosos são maioria dos pacientes com câncer

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 01/10/2014 às 17:16
Leitura:

Os homens com mais de 60 anos representam 61% das pessoas em tratamento. / Foto: AFP

Os homens com mais de 60 anos representam 61% das pessoas em tratamento. Foto: AFP

Uma pesquisa inédita do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) mostrou que os idosos correspondem à metade dos atendimentos na unidade. A pesquisa foi feita para marcar o Dia Mundial do Idoso. De acordo com os dados apurados, os homens com mais de 60 anos representam 61% das pessoas em tratamento. Entre os tipos de tumores mais comuns estão os dos órgãos genitais (próstata, pênis e testículos), órgãos digestivos (estômago, esôfago, intestino, cólon e reto) e aparelho respiratório.

Entre as mulheres, que totalizam 39%, o câncer nos órgãos digestivos lideram a lista, seguido de tumores na mama e nos órgãos genitais. O levantamento mostra que os pacientes com mais de 60 anos respondem por 54% das cirurgias.

O oncologista e diretor-geral do Icesp, Paulo Hoff, explicou que a parcela da população brasileira que mais cresce é a de idosos e o câncer já ocupa o segundo lugar como causa de morte entre essa faixa etária. “É de extrema importância estarmos preparados para oferecer um acompanhamento geriátrico completo que, aliado as novas técnicas cirúrgicas e as drogas modernas, proporcione mais possibilidades de tratamento e qualidade de vida aos pacientes maduros”.

Segundo o oncologista ainda há a crença de o principal fator para o surgimento do câncer ser genético, mas apenas 10% dos tumores estão ligados a esse fator. “Por isso é fundamental que homens e mulheres, acima dos 50 anos façam, anualmente, check-up para detectar o câncer no início, como o exame físico da próstata (toque retal), a mamografia e o papanicolau, por exemplo”.

Além disso, o ideal é manter uma dieta equilibrada, evitando o consumo excessivo de carnes vermelhas e bebidas alcoólicas, não fumar e praticar exercícios físicos por pelo menos 30 minutos diários.

Mais lidas