Vírus

República do Congo tem 24 casos de ebola, diz Organização Mundial da Saúde

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 28/08/2014 às 9:25
Leitura:

Profissionais de saúde que tiveram contato com pessoas contaminadas apresentaram sintomas da doença / Foto: Agência Lusa

Profissionais de saúde que tiveram contato com pessoas contaminadas apresentaram sintomas da doença Foto: Agência Lusa

A República Democrática do Congo já tem 24 casos de contaminação pelo vírus ebola, incluindo 13 mortes, divulgou nessa quarta-feira (27)  a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a princípio a entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) acredita que não há relação entre esses casos, registrados na província congolesa de Equateur, e os da Libéria, Nigéria, Guiné e de Serra Leoa.

Segundo informações da OMS, tudo indica que o primeiro caso de contaminação foi de uma mulher grávida, que preparou um animal caçado pelo marido. Ela ficou doente, com os sintomas do vírus ebola, e no dia 11 de agosto morreu, ainda sem o diagnóstico da doença.

Na semana seguinte à morte da mulher grávida, profissionais de saúde que tiveram contato com ela, além de parentes, também apresentaram sintomas da doença.

O Ministério da Saúde do Congo está rastreando possíveis contatos que os contaminados tiveram para evitar maior disseminação da doença, e acompanha 80 pessoas de perto, com base em experiências anteriores, pois este é o sétimo surto de ebola no país, onde o vírus surgiu pela primeira vez em 1976, quando o país ainda era conhecido como Zaire.

A OMS ressalta que não recomenda restrições de viagem, indo para ou partindo do país, exceto nos casos em que a pessoa tenha a doença confirmada ou se trate de suspeitos de infecção com ebola ou tiveram contato com doentes.

O ministro da Saúde do Congo, Félix Kabange, disse que, infelizmente, os resultados das análises de oito amostras de pessoas contaminadas são positivos, e trata-se de outra cepa do vírus.

Mais lidas