crianças

Na hora de perfumar o bebê, é preciso ter cuidado para não cometer exageros

Mariana Dantas
Mariana Dantas
Publicado em 21/07/2014 às 18:15
Leitura:

Os pais devem aplicar a colônia durante o dia, após o banho, em pequenas áreas do corpo / Foto: cortesia, com montagem de Guilherme Castro/NE10

Os pais devem aplicar a colônia durante o dia, após o banho, em pequenas áreas do corpo Foto: cortesia, com montagem de Guilherme Castro/NE10

Tem coisa melhor do que cheirinho de bebê? Quem nunca falou isso ao segurar uma criança no colo atire o primeiro frasco de colônia. Mas, na hora de perfumar o bebê, é preciso ter cuidado para não cometer exageros. Além de comprar um produto adequado para o público infantil, é necessário saber aplicá-lo e estar atento à faixa etária da criança.

De acordo com o pediatra Gustavo Dantas, não é aconselhável aplicar colônias nos primeiros trinta dias de vida. “Além dos perfumes, é preciso evitar produtos com cheiro forte como amaciantes de roupa. Para lavar as roupas e lençóis, recomendo apenas sabão de coco”, explica o médico e brinca: “As crianças já são cheirosas naturalmente”.

Em relação aos diversos produtos disponíveis no mercado, o médico orienta o uso de perfumes e colônias específicos para o público infantil, fabricados por empresas conhecidas e dermatologicamente testados. “É importante observar os rótulos. Os produtos de higiene pessoal para adultos costumam conter quantidades excessivas de componentes como Phthalatos e Parabenos, que não fazem bem aos bebês. Por isso é importante optar pelas linhas infantis”, orienta o médico.

Fabiana acredita que a filha nunca apresentou reações aos perfumes por causa dos cuidados tomados

Fabiana acredita que a filha nunca apresentou reações aos perfumes por causa dos cuidados tomadosFoto: acervo pessoal/cortesia

Também fique atento às reações alérgicas. Os casos mais comuns apresentam sintomas locais, como brotoejas e vermelhidão na pele. As crianças podem apresentar ainda congestionamento nasal. Para os casos mais graves, como inchaço nos olhos, pés e mãos, os pais devem levar ao médico imediatamente. Vale lembrar que filhos de pais alérgicos têm mais chances de desenvolver alergias.

APLICAÇÃO – O médico não recomenda o uso de perfume por um período muito prolongado. “Evite usar à noite, enquanto o bebê dorme”, explicou o médico, aconselhando ainda a não usar em pijamas e lençóis.

Os pais devem aplicar a colônia durante o dia, após o banho, em pequenas áreas do corpo. Uma dica para os pais é colocar algumas gotas do produto na ponta dos dedos e aplicar atrás das orelhas do bebê em pequenas quantidades. “Não aplique em mucosas e nas mãos, já que os bebês costumam levá-las à boca”, explica o pediatra.

Em relação aos produtos sem álcool, Gustavo Dantas diz que possuem a vantagem de não ressecar a pele. “A pele do bebê é macia e lisa, mas também é muito frágil. Perfumes sem álcool ou xampus e sabonetes com PH neutro evitam o ressacamento”, diz.

A advogada Fabiana Pitanga, mãe da pequena Isabela, de 10 meses, aguardou 60 dias após o nascimento da filha para perfumá-la. "Gosto muito dos cheirinhos e só uso produtos infantis. Também não aplico colônia à noite, horário em que ela está dormindo. Talvez por conta desses cuidados, ela nunca tenha apresentado reação alérgica", conta a mãe.

A gerente de Desenvolvimento de Produtos Infantis da Natura, Elisangela Gama, que trabalha na primeira empresa brasileira a desenvolver perfumes sem álcool para os pequenos, explica que os componentes alergênicos presentes na fragrância devem estar abaixo do limite (0,001%) para produto não enxaguável, minimizando o risco de reação alérgica. “As empresas devem fazer uma seleção criteriosa dos ingredientes, priorizando sempre a segurança dos bebês”, afirmou Elisangela.

Mais lidas