proteção

Cuidados com sol e hidratação são essenciais ao levar bebês à praia

NE10
NE10
Publicado em 06/09/2013 às 10:13
Leitura:

Proteção contra os raios solares, hidratação, contaminação. Essas são algumas das preocupações de mães e pais antes de levar os bebês à praia pela primeira vez. Os cuidados tomados antes e durante o passeio são considerados importantes por especialistas. No entanto as crianças devem ter liberdade para aproveitar as novas experiências no mar e na areia, segundo a médica Valéria Bezerra Silva, chefe da Pediatria do Hospital Barão de Lucena, na Zona Oeste do Recife.

A primeira precaução é com o horário em que o bebê vai à praia. A médica explica que o passeio deve ser feito com crianças a partir dos seis meses de idade e nas primeiras horas da manhã, até as 10h. "Depois desse horário, acontece a mudança de raios ultravioleta para infravermelho. A exposição a esses raios, mais adiante, na vida adulta, pode causar câncer de pele."

alice_bebe(1)
É recomendado o uso de protetor solar e chapéus (Foto: acervo pessoal)

Carlos Eduardo, hoje com dois anos, frequenta a Praia de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana, desde quando tinha seis meses. Sempre sob os cuidados intensos da mãe, a psicóloga Raissa Martins, 30. "Chego na praia cedo, às 6h30 ou 7h30, e nunca vou embora depois das 10h", afirma.

A cautela da mãe inclui ainda o uso de protetor solar infantil, o que é indicado pela pediatra. A psicóloga repõe o produto a cada 20 minutos, aproximadamento. Porém a orientação da chefe da Pediatria do Barão de Lucena é sempre ler a embalagem do protetor solar. "É importante passar em todas as partes do corpo que ficam expostas, incluindo pernas, mãos e orelhas", explica. Carlos Eduardo usa camisa e chapéu de linha com proteção contra raios UV. Não é necessário usar o produto nas áreas cobertas pelas roupas.

cadu
Carlos Eduardo tem uma piscina que enche com água do mar (Foto: acervo pessoal)

Raissa também não descuida da hidratação do filho, dando água mineral e de coco. Para a médica, é essencial que a criança tome muita água enquanto estiver na praia e, se gostar, pode também tomar água de coco e sucos naturais. "Só devem ser evitados os refrigerantes e os sucos industrializados."

Mãe de primeira viagem, a jornalista Manuela Paiva levou Júlio César à praia pela primeira vez aos seis meses, como orientava a pediatra. O menino, que hoje tem um ano e três meses, foi a Boa Viagem por volta das 9h, com protetor solar e boné. No primeiro contato com o mar, o bebê não pôde mergulhar por receio da mãe de prejudicar o ouvido. "Se a praia não tem perigo de contaminação, for segura e limpa, os pais podem dar banho de corpo inteiro nas crianças, inclusive mergulhando", afirma a médica.

juliocesar
Manuela pretende levar Júlio César mais vezes à praia (Fotos: acervo pessoal)

Para a pediatra, o passeio à praia geralmente é um momento relaxante e de diversão para a família. "Os pais devem deixar a criança aproveitar o banho de mar, o contato com a areia e as brincadeiras ao ar livre. Não podem pensar só em proteger. Esse é um dos primeiros contatos com o mundo e, quanto mais informações sensoriais tiver, mais rica e criativa a mente vai ficar. O bebê será aberto a novas experiências quando crescer", explica Valéria Bezerra Silva. Segundo as mães, Júlio César e Carlos Eduardo ficaram assustados com a imensidão do mar no início, mas logo conseguiram fazer daquele o seu mundo.

Mais lidas