Qualidade de Vida

Acupuntura alivia dores no parto

Publicado em 20/03/2009 às 15:51
Leitura:

A acupuntura é famosa pelos enormes bens que faz à saúde. A novidade é que essa terapia chinesa se mostrou eficaz também para aliviar as dores do parto. Durante o trabalho de parto e o nascimento, as agulhas podem reduzir a necessidade do uso de medicamentos para dor ou de métodos mais invasivos para alívio da dor, como analgesia epidural, segundo estudo do Aarhus University Hospital, na Holanda.
 
Na pesquisa, foram avaliadas 603 mulheres que estavam em trabalho de parto e pediram pelo alívio da dor – algumas foram submetidas à acupuntura; outras, à estimulação elétrica transcutânea; e o terceiro grupo, a métodos tradicionais, como óxido nitroso, anestesia epidural ou pertidina.
 
Os resultados mostraram que, entre aquelas que receberam acupuntura, 59% pediram medicamentos ou métodos invasivos para alívio da dor, contra 69% do segundo grupo e 83% daquelas que usaram métodos tradicionais. As avaliações da acupuntura pelas mulheres também foram muito mais positivas do que os outros procedimentos. Os autores concluíram que essa terapia é eficaz e pode ser aplicada no trabalho de parto por pessoas treinadas.
 
 

 

Mais lidas