Orçamento

Dilma se reúne com Lula em Brasília antes de anunciar corte

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 22/05/2015 às 14:28
Leitura:

Reunião acontece na Granja do Torto, casa de campo oficial da Presidência da República / Foto: divulgação

Reunião acontece na Granja do Torto, casa de campo oficial da Presidência da República Foto: divulgação

A presidente Dilma Rousseff se reúne em Brasília com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o impacto do anúncio do corte de cerca de R$ 69 bilhões no Orçamento de 2015, que será divulgado nesta sexta-feira (22).

Esse é o segundo encontro entre Dilma e Lula em uma semana. Os dois vão tratar também do pacote do ajuste fiscal proposto pelo governo, que corre o risco de naufragar no Congresso. Eles estão reunidos desde as 10h desta sexta.

Lula avalia que a presidente não tem feito os acenos políticos necessários para garantir o apoio da base e, nos bastidores, faz críticas à relação que Dilma estabelece com o PT.

O partido tem se rebelado frequentemente contra medidas do ajuste. Esta semana, por exemplo, o governo precisou adiar a votação, no Senado, da medida que restringe benefícios trabalhistas, após senadores do PT ameaçarem votar contra. A discussão sobre o fator previdenciário também foi ponto de discórdia entre PT e governo.

A reunião acontece na Granja do Torto, casa de campo oficial da Presidência da República, e tem a participação dos ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva.

Mais lidas