Brasília

José Dirceu passa mal e médicos desconfiam de AVC

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 27/03/2015 às 17:29
Leitura:

Dirceu foi ministro-chefe da Casa Civil no primeiro mandato do ex-presidente Lula (PT) e condenado no mensalão / Foto: Agência Brasil

Dirceu foi ministro-chefe da Casa Civil no primeiro mandato do ex-presidente Lula (PT) e condenado no mensalão Foto: Agência Brasil

José Dirceu pode ter sido vítima  de um princípio de acidente vascular cerebral (AVC) nesta sexta-feira (27) em sua casa, em Brasília. Dirceu foi ministro-chefe da Casa Civil no primeiro mandato do ex-presidente Lula (PT) e condenado no processo do mensalão em 2012.

Dirceu foi internado após a sua pressão arterial marcar 19/14 (o normal é que esse número fique, na média, em 12/8).

Os problemas com a pressão alta acompanham José Dirceu já há muito tempo. O mal estar desta sexta fez com que pessoas próximas ao petista temessem que ele estivesse sofrendo um AVC. Essa hipótese ainda foi confirmada pelos médicos, mesmo depois de Dirceu refazer vários exames.

José Dirceu foi condenado a 7 anos e 11 meses de prisão no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) referente ao chamado "Mensalão" do PT. O esquema descoberto em 2005 era operado no Congresso Nacional durante o primeiro mandato de Lula e consistia na compra de apoio político ao governo petista.

Em dezembro de 2014, o ex-ministro teve autorização de cumprir o resto da sua pena em prisão domiciliar. Com isto, Dirceu apenas precisa se apresentar periodicamente ao juiz responsável pelo seu caso.

DIRCEU E O PETROLÃO - Recentemente o nome de José Dirceu foi incluído na Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção, desvio e lavagem de dinheiro na Petrobras.

Depois do escândalo do mensalão petista, o ex-ministro passou a ser investigado num novo esquema de corrupção. De acordo coma as investigações, a empresa de Dirceu teria recebido cerca de R$ 3,8 milhões das empreiteiras investigadas na Lava Jato.

Os procuradores alegam que não comprovação de que os serviços contratados pelas empreiteiras tenham sido prestados pela empresa de José Dirceu.

De acordo com fontes ligadas ao petista, ele andava preocupado com o decorrer das investigações da Lava Jato, o que teria afetado a sua saúde nos últimos dias.

Mais lidas