Evento

Lula visita feira de bolivianos e posa com bandeira de 'El Salvador'

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 24/01/2015 às 18:45
Leitura:

Ex-presidente posou para fotos, pregou por maior integração do Mercosul e pediu um "viva" para Evo Morales, que se reelegeu pela terceira vez na Bolívia / Foto: Facebook/Reprodução

Ex-presidente posou para fotos, pregou por maior integração do Mercosul e pediu um "viva" para Evo Morales, que se reelegeu pela terceira vez na Bolívia Foto: Facebook/Reprodução

Em sua primeira agenda aberta à imprensa este ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou temas nacionais. Na tarde deste sábado (24), ele visitou por cerca de uma hora a Feira Alasita, evento da comunidade boliviana de São Paulo, no centro da capital paulista.

Muito assediado, o ex-presidente posou para fotos, pregou por maior integração do Mercosul e pediu um "viva" para Evo Morales, que se reelegeu pela terceira vez na Bolívia.

O petista disse que não iria responder a perguntas dos jornalistas. Fez apenas um breve discurso no palanque da feira. Lula elogiou a iniciativa do prefeito Fernando Haddad (PT) de estender o Bolsa Família a imigrantes.

"Enquanto o PT governar São Paulo, enquanto o PT governar o Brasil, os bolivianos serão tratados como brasileiros", disse. Por vários momentos, os imigrantes gritaram o lema "aqui vivo, aqui voto", referência à campanha que fazem para ter direito a eleger políticos no país.

Lula classificou o Bolsa Família como "o mais importante programa social do mundo" e disse que a meta dos governos deve ser o tratamento igualitário entre imigrantes e cidadãos brasileiros.

O ex-presidente lembrou ainda que, em 2009, "quando a União Europeia começou a perseguir os imigrantes, os latino-americanos, os negros, eu tomei a atitude de anistiar 42 mil" estrangeiros. Segundo ele, desses, 32 mil eram brasileiros.

O petista caminhou pela feira, visitou estantes e tirou fotos com bolivianos trajados com roupas típicas. "Vai, Stuckinha, filma aí para a gente mandar pro Evo", brincou com o fotógrafo de seu instituto, Ricardo Stuckert. Evo Morales tomou posse nesta semana, em La Paz. A presidente Dilma Rousseff foi à cerimônia. Lula, não.

A maratona de fotografias incluiu expositores, trabalhadores e mães com bebês de colo. Lula ainda aproveitou para comer uma saltenha de carne, empanada típica na Bolívia.

Por fim, atendeu a pedidos para posar com imigrantes que portavam bandeiras. Primeiro, fez fotos com uma da Bolívia. Depois, atendeu aos pedidos de uma moça para posar com uma flâmula em azul e branco. Lula estendeu a bandeira à frente do corpo: "El Salvador". O ex-presidente percebeu o entusiasmo da imprensa com a foto, sorriu, e depois fechou o estandarte.

No PT, Lula é tratado como principal opção do partido para disputar a Presidência em 2018.

Mais lidas